Educação no brasil: a história das rupturas

Páginas: 8 (1816 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Casos de acidentes ou desequilibrios ambientais ocorrido no brasil em consequencia da exploraçao do ouro ou metais e pedras preciosas''.

Atividades de maior Potencial de Impacto Ambiental | Área de Ocorrência | Tipo de Degradação |
Garimpo de Ouro | Rondônia  Amazônia Pará Amapá Diversas Sub-Bacias do Rio Amazonas, Madeira e Tapajós | * Assoreamento e erosão nos cursos d’água *Poluição das águas, aumento da turbidez e metais pesados * Formação de núcleos populacionais com grandes problemas sociais * Degradação da paisagem * Degradação da vida aquática com conseqüências diretas sobre a pesca e a população |
Mineração Industrial: Ferro, Manganês, Cassiterita, Cobre, Bauxita, etc... | Amapá Amazonas Pará-Carajás Rondônia   | * Degradação da paisagem * Poluiçãoeassoreamento dos cursos d’água  * Esterelização de grandes áreas-impactos sócios econômicos |

• Impactos ambientais da garimpagem de ouro na Amazônia ocidental
 
Grandes áreas da Amazônia ocidental têm sido exploradas por garimpeiros desde a década de 40. Embora o assunto tenha sido amplamente estudado, ainda é difícil quantificar os impactos provocados pela garimpagem de ouro na regiãodevido ao caráter marginal da atividade. Os impactos mais significativos estão relacionados aos recursos hídricos. O lançamento de mercúrio, óleos e graxas nos cursos d'água; a remoção das margens e encostas dos rios; a remoção de camadas dos leitos dos rios provocam poluição química da amálgama provoca a dispersão do mercúrio na atmosfera. A absorção do mercúrio, seja através da ingestão de peixescontaminados ou através de inalação, causa danos graves ao sistema nervoso humano. A remoção de camadas do solo para abertura de cavas e para a instalação de outras atividades que subsidiam o garimpo implica no desmatamento de mata ciliar, considerada vegetação de preservação permanente. Dentre todos os impactos produzidos pela atividades mineral na Amazônia Ocidental, os mais sérios são osproduzidos pela atividades garimpeira, pois os processos produtivos utilizados são os mais agressivos ao meio ambiente; os impactos não são controlados ou corrigidos; e as áreas degradadas são simplesmente abandonadas após o esgotamento das jazidas.

Em 1993, estimou-se que cerca de 6 milhões dos milhões de trabalhadores na mineração mundial estavam engajados no que se chama mineração artesanal ougarimpagem como é definido no Brasil. Esses mineiros espalhados em 40 paises extraiam mais de trinta diferentes tipos de minerais. Em 2000, a Organização Internacional do Trabalho, estimou que o número de mineiros artesanais cresceu, totalizando cerca de 13 milhões em 55 países o que leva a crer que de 80 a 100 milhões de pessoas dependem desta atividade para sobreviver. O ouro por suacaracterística de fácil venda e alto valor tem sido o bem mineral mais extraído pelos mineiros artesanais em todo o mundo. Em 1995, estimou-se que mais de um milhão de mineiros atuavam na América Latina com uma produção de 115 a 190 toneladas de ouro com o maior contingente no Brasil (200.000 a 400.000) produzindo de 30 a 50 toneladas.

Nas décadas de 70 e 80 muitas das áreas descobertas por garimpeiros foramrequeridas por empresas de mineração. Muitas delas alegaram depois de terem suas concessões invadidas por garimpeiros. Outras, realmente foram vítimas de invasões irresponsáveis. Empresários da mineração passam a conviver não só com o risco, mas, também, com a insegurança, ao verem seus investimentos sucumbidos e os depósitos minerais dilapidados.

Cerca de 236 mil km² ou 4,34% da área total daregião amazônica brasileira são afetados pela garimpagem de ouro. Somente no estado do Pará, essas áreas atingem 150 mil km², das quais o Tapajós é maior área garimpeira do Estado e do mundo – 100 mil km² – e também a mais importante em termos de produção.

A produção aurífera oficial dos garimpos da região do Tapajós, no período 1991-2000,representou cerca de 70% da produção paraense que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Educação no Brasil: a história das rupturas
  • Educação fisica a história das rupturas
  • Historia da educação no brasil
  • História da educação no brasil
  • historia da educação para surdos no brasil
  • História da Educação no Brasil
  • História da Educação Musical no Brasil
  • Historia da educação no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!