Educação no brasil - período colonial

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
EDUCAÇÃO NO BRASIL
Período Colonial


Bianca Porto Demuner Neves
Prof. Claudia Michelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PEDAGOGIA PED0702/1 - SERRA/ES – Período I
17/08/12

RESUMO

A história da Educação brasileira se inicia com a chegada dos primeiros jesuítas em 1549. Estes religiosos desembarcam no Brasil com o intuito de converter os índios ao cristianismo.Enquanto sua estadia no país, os jesuítas não só fixaram diversas igrejas como também construíram escolas ensinando não só os filhos dos colonos a ler e a escrever como também os mestiços e índios.

Palavras-chave: Jesuítas; Pombal; Coutinho; D. João VI


1 INTRODUÇÃO

A educação do Brasil pode ser dividida basicamente em dois pontos principais, sendo eles: A política educacional e as ideiaspedagógicas. Na parte política pode se destacar as ações e intenções de governos, partidos e instituições similares. De forma geral, destacando tais ações e intenções tendo como nota os textos da legislação educacional de determinados períodos e às opiniões contra e a favor de tal legislação.
A parte de ideias pedagógicas cabe destacar debates ente ideários referentes à educação. De forma geral,as informações contidas aqui são aquelas que ao longo do tempo vem sido acumulado por meio de diversas narrativas que nos mostra o que marcou e o que não marcou na educação podendo, de um modo mais restrito, chamar de ideia pedagógico-didáticas.



2 PERÍODO COLONIAL

O período colonial durou de 1500 até a Independência do Brasil, em 1822. A partir deste período se teve o início da fasepolítica do Império que se estendeu até 1889. No período político Brasil-Colônia a educação escolar passou por três fases: a fase de predomínio dos jesuítas; das reformas realizadas pelo Marquês de Pombal e o período em que Dom João VI em 1808, já rei de Portugal, trouxe a Corte para o Brasil.


O verdadeiro marco da educação neste período se deu quase cinquenta anos depois do Descobrimento doBrasil, quando em 1549 os Jesuítas liderados pelo Padre Manoel da Nóbrega chegaram ao Brasil com o intuito de pregar o catolicismo e ensinar os índios a ler e escrever usando a língua portuguesa. Tendo também que encontrar meios de formar outros padres, esses jesuítas pioneiros desenvolveram as escolas de ordenação levando também instrução, mesmo de forma bem restrita, aos filhos dos colonosbrancos e a alguns mestiços.
Manoel de Nóbrega não possuía muitos recursos, porém montou um plano de ensino adaptando-se ao local em que estava e ao que ele entendia que era a sua missão. Tal plano de estudos possuía duas etapas: a primeira etapa, continha o ensino do português, ensinar a todos a doutrina cristã e a escola para ensinar a ler e escrever. A segunda etapa, o ensino da música instrumentale do canto orfeônico. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, o Ratio Studiorum, escrito por Inácio de Loiola. Os jesuítas não se limitaram somente ao ensino das primeiras letras, possuíam também cursos complementares como os de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. Osjesuítas chegaram a fundar diversos colégios visando à formação de religiosos. Quando os eles foram expulsos, em 1759 pelo Marquês de Pombal, então Ministro de Estado em Portugal, eles tinham aqui no Brasil mais de cem estabelecimentos de ensino levando em consideração seus colégios, residências e outros.
Tanto em Portugal quanto no Brasil o ensino ainda possuía como principal mão de obra aquela formadapelos jesuítas, mas nascendo de certa forma, o que hoje definimos como o ensino público, um ensino mantido pelo Estado e voltado para a cidadania e não mais um ensino atrelado a uma ordem religiosa, como denunciava Pombal, se sobrepondo ao Estado.
Tanto em Portugal quanto no Brasil o ensino ainda possuía como principal mão de obra aquela formada pelos jesuítas, mas nascendo de certa forma, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO NO BRASIL DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ A REPÚBLICA
  • O Marco Inicial da Educação no Brasil: Período Colonial
  • A educação no Brasil ( Período colonial x Imperial)
  • Fatos históricos do funcionamento da educação profissional no brasil do período colonial ao período militar
  • Economia no período colonial no Brasil
  • Historia da educação período colonial
  • O período colonial a brasil contemporâneo
  • Brasil Período Colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!