Educação no Brasil: da primeira república ao estado novo

Páginas: 14 (3308 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
FUNDAÇÃO KARNIG BAZARIAN
FACULDADES INTEGRADAS DE ITAPETININGA
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS







DRIELY CANTO 4014.017





EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO
















Itapetininga, SP
Junho / 2014



DRIELY CANTO 4014.017









EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVOTrabalho apresentado à disciplina História e Teoria Geral da Educação do curso de ciências biológicas, sob o tema: “Educação no Brasil: da primeira república ao estado novo”, que servirá para adaptação do curso.













Itapetininga, SP
Junho / 2014
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 4
3. AEDUCAÇÃO NO BRASIL 7
4. PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1929) 8
5. PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1936) 10
6. PERÍODO DO ESTADO NOVO (1937-1945) 11
7. CONCLUSÃO 12
8. REFERÊNCIAS 12



1. INTRODUÇÃO
A história da educação  é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, quecorrespondiam a visões de homem e de mundo. Para compreender a história da educação, é essencial situá-la na história geral.
Após um resumo da história geral da educação, segue-se a história da educação no Brasil no qual destaco o período da primeira república até o estado novo.

2. HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes:
Educaçãoprimitiva
Embora não existam provas, historiadores inferem que a educação entre os grupos primitivos ocorria de forma espontânea, ou seja, as crianças ou jovens aprendiam por imitação, ao observarem os maiores em suas atividades elementares, que eram a pesca, a caça, a agricultura, etc. A observação de fenômenos metereológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra, com o passar dosséculos, passaram a fazer parte da educação dos jovens, que para isso precisavam ser treinados.
Educação oriental
Desenvolvida por povos já civilizados, a educação oriental, ao longo do tempo, tornou-se intencional. A escrita sistematizada criada no oriente, associada a organização social que se estabeleceu levou a criação de escolas e mestres em alguns dos países orientais. No Egito, as criançasfrequentavam a escola a partir dos 6 ou 7 anos, sendo as escolas elementares (aprendiam a ler, escrever e contar) para o povo e as escolas superiores ou eruditas (além do elementar, aprendiam astronomia, matemática, música, poesia, etc.) para os filhos dos funcionários. A educação entre os hebreus, baseada nos livros sagrados (Tora e Talmud) tinha duração de 10 anos (dos 8 aos 18 anos). Entre oshindus, a educação era privilégio das castas superiores, embora não fossem comuns as escolas. Geralmente os pais eram responsáveis pela educação dos filhos, como base nos textos Vedas. Na China, a educação sistematizada só ocorreu a partir do período imperial (V a. C.), e dividia-se em elementar (do povo) e superior (funcionários mandarins).
Educação clássica
Desenvolvida entre os séculos V a. C.e V d. C., diz respeito a educação ocidental, e compreende Roma e Grécia. A educação grega teve quatro períodos: heróica (poemas homéricos); cívica (Atenas e Esparta); clássica/humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e helenística/enciclopédica (cultura Alexandrina). Cada período tem características próprias. A educação romana teve três principais períodos: heróico-patricia (V – III a. C.); deinfluência helênica (III – I a. C.); e Imperial (I a. C. – V d. C.). Embora sejam bastante parecidas, cultura e educação grega e romana possuíam pontos de divergência significativos.
Educação medieval
Desenvolve-se na época em que o cristianismo alcança toda a Europa (V – XV d. C.). O caráter é essencialmente religioso, dogmático, predominando matérias abstratas, literárias, com prejuízo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A EDUCAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DO ESTADO NOVO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DA NOVA...
  • Brasil da república velha ao estado novo
  • A educação na primeira e segunda república do brasil
  • A educação na constituição da república dos estados unidos do brasil de 1891
  • DA REPÚBLICA VELHA AO ESTADO NOVO
  • República Velha
  • Brasil na primeira república
  • Primeira fase da república no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!