EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA

A institucionalização da pedagogia jesuítica ou Ratio Studiorum
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com o novo Governador Geral Tomé de Sousa.
O objetivo dos jesuítas era a conversão do nativo a santa fé católica.
Desde sua chegada os jesuítas se envolvem com o ensino, criando escolas e instituindo seminários que foram se espalhando pelas inúmeras regiõesdo Brasil.
A colonização, a educação e a catequese eram responsável pela inserção do Brasil no mundo ocidental.
A educação colonial no Brasil divide-se em três etapas:
1ª ETAPA: Chamado "período heroico" (1549 até o final do século XVI - de Anchieta em 1597 a promulgação do Ratio Studiorum 1599).
A 2ª ETAPA: (1599-1759) envolve o período de organização e consolidação da educação jesuíticacentrada no Ratio Studiorum.
A 3
ª ETAPA: (1759-1808) corresponde a fase pombalina, a expulsão dos jesuítas e a instauração do segundo período das ideias pedagógicas no Brasil.
A colonização do Brasil contou com a contribuição imprescindível das ordens religiosas.
O primeiro grupo de missionários que chegaram ao Brasil eram franciscanos, vieram na caravela de Pedro Alvares Cabral, partiramentretanto com a frota no mesmo ano.
Existia uma rivalidade entre as ordens dos jesuítas e dos franciscanos.
Pedagogia brasílica: é uma pedagogia criada e praticada sob medida para as condições encontradas pelos jesuítas no Brasil colonial.
Plano de Redízima: 10% (dez por cento) de todos os impostos arrecadados na colônia brasileira passaram a ser destinados a manutenção dos colégios jesuítas.Modus Italicus: Era o método utilizado na região itálica por isso assim se denomina, destaca-se por não seguir um programa estruturado, os alunos eram livres para passar de uma para outra disciplina sem nenhum tipo de pré-requisito.
(Séc. XV) No Modus Italicus o ensino era ministrado por um preceptor que oferecia a instrução a um grupo de discípulos que reuniam-se independente de sua idade, oude possíveis diferenças de níveis de formação. Com o intuito de sanar os possíveis problemas por essa junção fazia-se uso dos estudantes mais adiantados para instruir e acompanhar os discípulos em fase de iniciação.
(Séc XVI) O Modus Parisiensis destaca-se por dividir os alunos em classe, a realização de exercícios escolares e mecanismos de incentivo ao trabalho escolar. A organização dasclasses baseava-se na idade e no nível de formação dos estudantes. O programa era previamente determinado e composto por conhecimentos inerentes ao nível de conhecimento dos alunos, cada classe era regida por um professor.
Ratio Studiorum: Regulava o funcionamento de todas as instituições educativas dos jesuítas e era baseado no Modus Parisiensis.
O Ratio Studiorum era de caráter universalista eelitista, pois era adotado por todos os jesuítas em qualquer lugar que estivessem e era destinado apenas para os filhos dos colonos excluindo-se desse modo os indígenas e os negros.
Ratio Studiorum: seu plano abrangia cinco classes ou disciplinas: retórica, humanidades, gramática superior, gramática média, gramática inferior. A formação prosseguia com os cursos de filosofia e teologia denominados decursos superiores.

JESUÍTAS, MORADORES E COLÉGIOS NA AMAZÔNIA COLONIAL

É somente em 1653 que se pode falar de uma presença (tanto sistemática quanto definitiva) da Companhia de Jesus no Brasil. Sua expulsão se dá em 1759 pelo Marquês de Pombal.
Os jesuítas se declaravam contrários a escravização indígena, mesmo que muitas vezes eles próprios utilizassem essa mão de obra. Sua influência nãose restringia ao meio educacional, pois tinham um forte envolvimento político.
Ex: O padre Antônio Vieira utilizava a pregação para intervir na política colonial.
Geralmente os colonos e os jesuítas tinham desentendimentos em relação a escravidão do índio, porém isso não impedia os portugueses de verem nos padres uma excelente oportunidade para que os seus filhos pudessem estudar no estado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração da educação no brasil colonia
  • Educacao dos indios
  • Educação no Brasil colônia
  • A educação no brasil colônia
  • A educação jesuítica no brasil colônia
  • Educação da mulher e da criança no brasil colônia
  • Metodos de educação no brasil colonia
  • EDUCAÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA DAS CRIANÇAS NO BRASIL COLONIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!