Educação na nova era das redes sociais

Páginas: 16 (3801 palavras) Publicado: 15 de março de 2013
EDUCAÇÃO NA NOVA ERA DAS REDES SOCIAIS















(…) a minha questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto à tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la.(Freire, 19961).


INTRODUÇÃO ÀS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE

Uma mudança significativa sobre a sociedade vem ocorrendo nos últimos anos com a descoberta das redes sociais. Com efeito, as redes sociais são surpreendentes. Elas surpreendem, em primeiro lugar, os que vivem antenados com as novidades e esperam assumir uma posição de vanguarda ou de destaque ao aderirem a elas. Essas pessoas,muitas vezes, ficam chocadas quando lhes diz que a rede social não é nada mais do que a sociedade. Em geral, elas “entram na onda” das redes porque acham que descobriram um novo modo de chamar a atenção para si própria, para suas idéias, para seus produtos ou para buscar conhecimento perante a sociedade.

As pessoas estão inseridas na sociedade por meio das relações que desenvolvem durante toda suavida, primeiro no âmbito familiar, em seguida na escola, na comunidade em que vivem e no trabalho; enfim, as relações que as pessoas desenvolvem e mantêm é que fortalecem a esfera social. A própria natureza humana nos liga a outras pessoas e estrutura a sociedade em rede.

A configuração em rede é peculiar ao ser humano, ele se agrupa com seus semelhantes e vai estabelecendo relações detrabalho, de amizade, de aprendizado e de ensino, enfim relações de interesses que se desenvolvem e se modificam conforme a sua trajetória. Assim, o indivíduo vai delineando e expandindo sua rede conforme sua inserção na realidade social.

Nas redes sociais, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede. De acordocom a temática da organização da rede, é possível a formação de configurações diferenciadas e mutantes.


CONHECENDO A SI MESMO E AOS OUTROS

Estar em relação é o primeiro grande desafio de todo processo educacional. Pessoas aprendem quando estão em relação com outras pessoas. Mas saber se por em relação não é algo que nos seja inato, genético. Há aqui uma espécie de desafio constante emnossas vidas, o desafio de conseguir perceber o outro, de poder incluí-lo em nossa esfera de reconhecimento de valores, crenças, conhecimentos e competências. O que o outro sabe fazer? No que ele acredita? O que conhece?

Essa zona perceptiva não é evidente, mas é ela que nos permite interagir, onde cada um olha o mundo de sua zona iluminada. Queremos compreender, mas queremos ainda mais nos fazercompreender. Num primeiro momento, aquilo que se sabe funciona como único repertório para se reconhecer o que o outro sabe, ou seja, todo reconhecimento a respeito do outro se dá a partir de um conhecimento que já se possui.

É com o que se sabe, primeiramente, que é possível perceber o que outra pessoa sabe, acredita, valora, etc. Mas é também esse movimento que permite aos homens criar zonas decomunidade, descobrir o que lhes é comum. A partir daí, é possível imaginar que as diferenças possam fluir entre as partes, já que a região da comunidade assegura um mínimo de confiança em si mesmo e no outro.


REDES PESSOAIS E SOCIAIS

Todas as pessoas possuem uma comunidade pessoal, por mínima que seja. Essa comunidade não é necessariamente formada por vizinhos, parentes próximos eamigos. Ela seria composta por conhecidos, colegas casuais, amigos distantes, parentes que moram em outra cidade, etc.

A importância dessa dimensão de nossas redes pessoais é enorme, pois ela representa a possibilidade de nos conectarmos a outras redes sociais, abrindo assim, novos leques de relações e oportunidades. O que os analistas estruturais de redes sociais preconizam é a possibilidade não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes sociais e o impacto na educação
  • Redes Sociais e Educação
  • Redes sociais na educação
  • REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO
  • Redes sociais aplicadas na educação
  • edmodo:a rede social da educação
  • Educação x Redes Sociais
  • Redes sociais a serviço da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!