Educação na Coreia do Sul

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA – CAV
NÚCLEO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS










CAMILA INGRID
CÍCERO NASCIMENTO
DIEGO VINICIUS
FRANCILLENI GOMES
LARISSA KETINNY
WEDJA KELLY










EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A HUMANIZAÇÃO DO HUMANO: EDUCAÇÃO É PRIORIDADE NA COREIA DO SUL










VITÓRIA - PE
19 DE JUNHO DE 2014RESUMO

Para o bom desenvolvimento de um país, é necessário um investimento extenso na educação, sem este se torna praticamente impossível alcançar os patamares mundiais de desenvolvimento. A Coreia do Sul sabe bem como trabalhar este assunto. Emergindo do trauma de uma guerra mundial, desde 1960 o país vem crescendo de forma formidável em tecnologia conseguindo chegar a níveis que disputam pódioscom países bem desenvolvidos. Para chegar a tal posição o governo tem apostado sem medo na educação básica, tornando obrigatória a presença das crianças e jovens em salas de aula. Para fazer com que os estudantes sintam-se motivados preservam a doutrina do Confucionismo, premia os melhores e mantêm as escolas em ótimos níveis de ensino, sendo destaque de estrutura escolar em todo o mundo. Otrabalho mostra alguns dos métodos utilizados por eles para que tivessem eclodido de um nível de país subdesenvolvido para um nível de país em constante desenvolvimento acelerado.

SUMÁRIO
Resumo 02
O Governo 03
As Escolas 05
As Empresas 07
Pontos Negativos 08
Entrevistas 09
Conclusão 10
Referências 11

O GOVERNO
A Coreia do Sul é um país que tem como motor de sua principal economia aformação de cérebros, e aposta ininterruptamente no investimento maciço à educação. Aplicam, de maneira sistemática e obstinada, o seu dinheiro nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. É uma sociedade obcecada pelo estudo, a exemplo disso, exigem que os alunos cheguem antes das aulas iniciarem, para assim poderem revisar o conteúdo visto nas aulas anteriores, os pais também exercemgrande influência, pois participam de forma direta e indireta na educação dos filhos.
Mesmo sofrendo os traumas da guerra que dividiu a antiga Coreia em Sul e Norte em meados de 1950, a Coreia do Sul tem se destacado desde 1960 investindo o dinheiro público na educação básica e deixando a cargo da iniciativa privada cuidar da proliferação do ensino superior.
Alguns números valem ser expressos aqui:1960
Analfabetismo – 35%
Renda Per Capita – 900 U$/Ano
Trauma de uma Guerra Civil

2014
Analfabetismo Quase Erradicado
Renda Per Capita – 14.400 U$/Ano
Economia Triplica a Cada Década
Como pode ser observada, a tática usada foi essencial para o alavancamento da economia no país. Cerca de 7,5% do PIB do país é destinado à educação que hoje coloca a nação como 4º Maior Investimento doMundo.
Para movimentar as novas atividades econômicas, além de investir firme na educação básica, o governo atraiu para escolas técnicas hordas de coreanos pouco preparados, com a promessa de liberá-los do serviço militar obrigatório e lhes arranjar bons empregos. De outro lado, criou institutos de ensino superior voltados para ciência e tecnologia, que passaram a produzir pesquisa de ponta epatentes.
Eles têm forte apego ao Confucionismo, doutrina milenar de origem chinesa que tem como valores o equilíbrio social, consciência de grupo, nacionalismo, dedicação ao trabalho e a exaltação ao estudo.


AS ESCOLAS
O currículo das escolas coreanas é composto por aulas de Inglês, Matemática, Música, Ciências, Estudos Sociais, Educação Física, Artes Cênicas, Artes Visuais e Idiomas.Incorpora o reconhecimento de atributos únicos dos alunos, bem-estar físico e necessidade de relações sociais saudáveis. Prezam pelo desenvolvimento da tolerância, integridade pessoal, autoestima, espírito esportivo e o respeito pelos direitos e interesses dos outros, pois consideram bases essenciais para o processo de crescimento. Incorporam ainda valores fundamentais como honestidade, respeito,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coreia do sul e coreia do norte
  • Coreia do Sul
  • Coreia do Sul
  • Coreia Do Sul
  • Coréia do Sul
  • Coreia do Sul
  • Coreia do sul
  • Coreia do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!