Educação não formal: - proerd - programa educacional de resistência às drogas e à violência

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
[pic] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA


















































































Sumário

INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4
EDUCAÇÃO NÃOFORMAL............................................................................... 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 10
REFERÊNCIAS................................................................................................. 11


INTRODUÇÃO

O objetivo da presente pesquisa é apresentar os principais resultados da análise de um projeto de Educação NãoFormal, no campo da Pedagogia Social.
Em um primeiro momento são apresentadas algumas questões conceituais relacionadas a aspectos da Educação Não Formal. Em seguida, são apresentados os procedimentos metodológicos, a caracterização do trabalho desenvolvido pelo Pedagogo na Educação Não Formal, bem como a análise do contexto do projeto.
Atualmente é comprovada a amplanecessidade educacional que o contexto social exige da Pedagogia Social ou a chamada Educação Não Formal na formação dos Pedagogos.
Diversos projetos e parcerias com escolas surgiram dentro de universidades e centros de pesquisa em diferentes estados do nosso país. Propostas de aperfeiçoamento no ensino por meio da Educação Não Formal.
Muitas das práticas educativas queocorrem nos projetos de Educação Não Formal procuram atender crianças e adolescentes, respeitando as suas características culturais e sociais, construindo propostas de currículos alternativas, inovadoras e necessárias para a transformação social.
O projeto de Educação Não Formal escolhido para estudo é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD). É um projetodesenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Paraná, em parceria com as Secretarias de Educação, Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Também é conveniado com as Secretarias Municipais de Educação e escolas particulares. O Programa está presente atualmente em mais de 58 países no mundo e em diferentes estados brasileiros.
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
- PROERD -
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀSDROGAS E À VIOLÊNCIA

A Pedagogia Social vem sendo estudada por diferentes pesquisadores e apresenta muitas definições, o que dá a ela uma característica peculiar. Pode-se defini-la inicialmente como uma ação teórica e prática, sócia educativa, realizada por educadores ou agentes sociais.
A Educação Não Formal é distinta da escola, mas é ato planejado, intencional eapresenta organização específica.
Define-se Educação Não Formal como “toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal para oferecer tipos selecionados de ensino a determinados grupos da população” (La Belle, 1982).
A Pedagogia Social pode ser considerada existente desde os filósofos da Antiguidade Clássica, como Platão eAristóteles que discutiam a importância da Educação, como também nas heranças dos educadores como Froebel e Pestalozzi, que defendiam a ideia do sujeito social. “O poder só pode exigir de mim que eu seja um homem social.” (Pestalozzi, 1797).
Outro percussor da Educação Social e destaque no Brasil é Paulo Freire, aliando as suas práticas à postura de educador social que agia a favor dodesenvolvimento do educando, partindo de sua própria realidade. Freire (1983) afirmou:
...que a Educação é um ato político de produção de conhecimento. Conhecer não é ato através do qual um sujeito transformado em objeto recebe dócil e passivamente os conteúdos que outro lhe dá ou lhe impõe. O conhecimento pelo contrário, exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condições do dizer do programa educacional de resistência às drogas e à violência proerd
  • PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA
  • Política pública de intervenção: uma analise comparativa da eficácia do programa educacional de resistência às...
  • UNIVERSO EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO FORMAL ALIADA A EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL
  • As relações educacionais não se limitam ao campo da educação formal
  • O proerd e a prevenção das drogas e da violência nas
  • Educação formal e Não formal
  • educação formal e não formal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!