Educação Moral e Civica

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
A Puberdade e a Maturidade dos Orgãos Sexuais

INTRODUÇÃO

Tema este que é é bastante conhecido e muitos não têm a sua noção, este mesmo tema denominado como puberdade e a maturidade dos órgãos sexuais, no qual há por se definir a puberdade como um período que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, ou seja é o período em que o corpo desenvolve-se fisicamente e mentalmente tornando-semaduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Portanto a puberdade não deve ser confundida como sinonimo da adolescência, visto que faz parte da adolescência.

Sobre a maturidade, que é definida como um conceito abstracto e subjectivo que percebemos e sentimos quando estamos diante dela, porque as pessoas madura conhecem os seus verdadeiros desejos de sua essência, pois a maturidade éverificada pela mudança na personalidade e no comportamento.

E também temos por acrescer que a maturidade sexual abrange o desenvolvimento das gônadas, dos órgãos sexuais e caracteres sexuais secundários, pois existe uma ampla variação normal da idade de inicio e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população, portanto na maioria das vezes os estágios de maturaçãosexual, ocorrem uma sequência constante.

A PUBERDADE

Dando o desenvolvimento do tema, começamos em explicar que o inicio da fase da puberdade é variável, porque tem diversos factores envolvidos, como a genética esta tem como objectivo estudar os fenómenos das leis da transmissão hereditária; a etnia que no sentido mais amplo é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas,culturais e semelhanças genética; a influência do meio social (convívios com os mais velhos pode acelerar a puberdade); e diversos outros factores biológicos e culturais. Geralmente a puberdade feminina acontece entre os 9 aos 13 anos de idade e masculina entre os 10 aos 14 anos de idade.

A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seudesejo sexual, entre os dois géneros, isto é, masculino e feminino é proporcionada as mudanças físicas e psicológicas, portanto as alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e consequentemente é neste período que muitos dos adolescentes começam a ter relações sexuais.

A PUBERDADE PRECOCE E ATRASADA

A puberdade precoce é ocorrida quando as características, pertencentes as meninasocorrem antes dos 9 anos de idade e nos meninos antes dos 10 anos de idade, realmente este período nos dias de hoje acontece mais cedo nas meninas, porque consoante um estudo sobre a puberdade precoce, verifica-se que as meninas estão entrando nesta fase antes dos 9 anos. No século XIX a idade era de 15 anos de idade para as meninas e 17 anos de idade para os meninos; os cientistas sugerem queestas mudanças são provocadas em suma pelo modelo actual de vida e exposição a produtos químicos nos alimentos.

Dando um avanço sobre a puberdade atrasada, esta que em algumas meninas acontece a partir dos 13 anos de idade, e aos meninos a partir dos 14 anos de idade, isto é, quando é ocorrida à ausência de qualquer característica de desenvolvimento físico ou sexual.

Alguns especialistasaconselham a procura de um profissional adequado para acompanhar os casos de puberdade; em algumas meninas o surgimento das mamas pode demorar a vir, o normal é que venha entre os 10 aos 14 anos de idade, a partir dos 15 anos de idade é aconselhável a procura de um especialista; já nos meninos, a puberdade pode demorar a vir até os 15 anos de idade, portanto os meninos ficam relativamente menores queas meninas, mas depois um tempo, é comum a ultrapassagem de altura.

A PUBERDADE MASCULINA

As transformações na puberdade masculina começam um pouco mais tarde, por volta dos 10 aos 14 anos de idade e são mais demoradas que nas meninas, os primeiros sinais dessa transformação são basicamente, o aumento no tamanho dos órgão genitais, o nascimento da barba e o aparecimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação moral e cívica
  • Educação Moral e Cívica do Regime Militar
  • Métodos de Ensino de Educação Moral e Cívica
  • Educação moral e cívica no currículo escolar.
  • Educação Moral e Cívica
  • Moral e Cívica
  • Educaçao civica
  • Educação civica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!