Educação, música e literatura: beethoven leitor de shakespeare

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
“EDUCAÇÃO, MÚSICA E LITERATURA: BEETHOVEN LEITOR DE SHAKESPEARE.”

A palestra nos conduziu e ensinou a aprendermos a interpretar, a ouvir, a sentir, a música e tentar compreendermos as diversas maneiras que Beethoven consumiu a sua vida na música. Ele parou para viver a sua vida, dentro daquilo que mais gostava de fazer compor música.
Ele fazia a leitura do mundo de umamaneira muito bela e contagiante, agradava a todos os públicos.
Mas para conseguir desenvolver esta leitura, fez se necessário saber e conhecer o significado de leitura. Aprendeu a importância de ler em silêncio para si mesmo, esta leitura transportava-o a conhecer seu interior, criando uma área de intimidade. Esta intimidade é totalmente sua pertencia exclusivamente a ele naquele momento.Ludwing Van Beethoven, nascido em Bonn na Alemanha em 16 de dezembro de 1770, teve uma vida difícil, principalmente em relação à família, ao amor e à saúde. A origem do significado de seu sobrenome era “horta de beterrabas”.
Beethoven foi leitor dos consagrados iluministas.
Salsburg disse a todos que prestassem atenção neste rapaz (Beethoven), pois daria muita produção.Ele chegou a conhecer Mozart e teve alguns subsídios para se manter na música, mas no, entanto teve grandes dificuldades financeiras.
Em Viena a música clássica é uma cultura. A Revolução francesa era o trunfo da realidade.
Em seus últimos anos, Beethoven teve uma época feliz, o sucesso profissional, a proteção, e lisonja dos poderosos, as amizades profundas, e talvez oamor tivesse acontecido em sua vida.
Suas composições dependiam do seu dia a dia, cada dia tinha um aspecto diferenciado, ele amava o que fazia e compunha o melhor, sempre algo especial com muita dedicação.
Devido às agressões em sua infância, sofrido através dos maus tratos pelo pai, Beethoven acaba ficando surdo. Ele não pode ouvir os aplausos em sua maior composição, sentiuo desejo de suicídio... Todavia a arte salva... Este grande compositor viveu pela arte, ele superou tudo... Produziu grandes e belas músicas, mesmo sem poder ouvi-las.
A surdez acabou o isolando, e uma grande carência afetiva tomou conta de si, entretanto, esta carência era a luta de seu mundo interior, para continuar produzindo as belas músicas...
Ele recebeu uma pensãovitalícia.
Beethoven investiu em seu sobrinho Karl, para que este fosse um grande pianista, era a sua vontade.
Em 1827, ele acaba contraindo uma pneumonia e falece.
Em suas canções, ele dava uma entonação as suas composições, havia vida pois ele colocava seu coração, em cada uma de suas composições, havia uma maciez eterna em cada nota ao ser ouvida...
Beethoven nãolutou contra a surdez, mais sim contra o mundo... Em sua terceira fase de vida, ele elaborou musicas abstratas, criou de olhos fechados as mais belas composições e oi chamado por todos de “Maestro”.
Willian Shakespeare conheceu os clássicos através da leitura. Escreveu teatro, não enfrentou nenhuma universidade, mas adquiriu conhecimento através das leituras realizadas e acreditava que aarte da representação ficava dentro do ser.
Faleceu após uma febre aos 52 anos.
Escreveu diversas obras como: Romeu e Julieta, Franco Enfirelli, Macbeth, etc...
Em sua obra a tempestade, teve uma grande influência uma das músicas de Beethoven, pode-se sentir o ar calmo e sereno, muitas pessoas ao assistirem está historia pode perceber, ver e sentir que tudo acontece,por traz da natureza humana.
Em uma outra obra Hamlet, “ser ou não ser?” presencia-se um olhar para a caveira, um ser que estava vivo... Era uma vida... Evidencia-se claramente o fim de todos nós, aquele que está vivo um dia chegará à sepultura.
Um bom ator é aquele que nasceu das entranhas de Shakespeare.
Shakespeare lia as músicas de Beethoven e tinha o maior prazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interfaces da música e Literatura na formação de Leitores
  • Literatura Infantil
  • William Shakespeare Literatura
  • Literatura e Música
  • Literatura e música
  • musica e literatura
  • Literatura na formação do leitor
  • A importãncia da literatura para formação de leitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!