educação lúdica

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO LÚDICA

Henriete Andréa Rota RA – 3831681827
Isabel Ap.Rota de Campos RA – 3831681849
Tania Cristina de Lima RA – 1299932024



Tutora á distância – Edina Domingues



Piracicaba


Novembro/2013


Etapa 1A obra de Pieter Brueghel

O que podemos observar que são brincadeiras que até hoje existe, certo que é muito ausente que vemos crianças brincando com esta brincadeira , pois a família não se interage, já que o cotidiano dos pais é exaustivo, e para as crianças o que resta são intretenimentos tecnológicas para ficar no lugar da família, é desta forma que a sociedade vai se construindo,sem prazer do brincar, como acima nas imagens como bambolê, pula criança, maria cedeira, três marias e adivinha o que é. Podemos observar que é um meio de se ter transformação para o melhor conforto mas sem esquecer suas origens, valores e o prazer de estar entre amigos.

Brindadeira de antigamente

Bolinha de Gude
Bolinhas de gude é um jogo antigo, foram os romanos que popularizaram abrincadeira.Foram citadas nas obras de Shakespeare e foram retratadas pelo pinto Pieter Brueghel. Inicialmente foram feitas de pedra, madeira, argila e no século XV começaram a serem feitas de vidro.

Jogo de Queimada
Jogo de queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é a bola de vôlei, de tamanho médio. O local deve ser plano e de formaretangular marcado por linha, o tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.
Brincadeiras atuais

São os chamados jogos-on-line, jogo eletrônico jogado pela internet, onde em jogador com o computador ou vídeo game conectado á rede pode jogar com outros sem que ambos precisam estar no mesmo ambiente, sem sair de casa. Atualmente alguns fatores dificultam sua disseminação: o altopreço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem. Também há de considerar que muito deles exigem a atualização constante do equipamento.

Video-Game
Um vídeo game, conhecido como jogo ou game é um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe em uma televisão ou monitor. Videogame é amplamente utilizado no Brasil,para se referir ao console onde os jogos são processados. Através destas imagens e pequenos comentários percebemos que a criança feliz é aquela que busca livre, já que as brincadeiras os tornam mais sociáveis, trazendo sobre ela, ação, reflexão e ação sobre pessoas e objetos.
Fotos








Análise sobre as imagens de brincadeiras
Podemos analisar nas imagens que as brincadeiras deantigamente eram saudáveis e não agressivas. A queimada é um jogo onde se trabalha motora, pois tem que se movimentar muito e se trabalhar em equipe. Com a bolinha de gude se trabalha o desenvolvimento social e mental. Os jogos de antigamente são menos apelativos e de fácil compreensão para as crianças. Já nas brincadeiras atuais como vídeos game e jogo on line e jogos no celular é bemdiferentes de antigamente, á que não tinha tecnologia antigamente. Mas como os pais de hoje em dia não tem tempo para os filhos e junto vem a insegurança por parte da violência exagerada, muitas de nossas crianças vivem trancadas dentro de casa e os pais ficam sem alternativas.
E assim as crianças não brincam e não tem interação com a cultura de seus pais, e de conhecimento que é desenvolvidoatravés da linguagem e com o meio social e histórico. Porém de um jeito ou de outro nossas crianças tem que ter a infância e também brincar muito. Pois é brincando que ela desenvolve suas habilidades cognitivas e o desenvolvimento social e cognitivo.











Etapa 2

Brincar, além de proporcionar prazer para as crianças acalma e ensina como partilhar, tolerar, compreender e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ludica
  • Educação Lúdica
  • educação ludica
  • Educação lúdica
  • EDUCAÇÃO LUDICA
  • Educação Lúdica
  • Educação Lúdica
  • eDUCAÇÃO LUDICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!