Educação infantil

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Cleiton Thomasi da Cruz
Joana Bárbara klüsener

Santa Maria, RS, Brasil.
2012
DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA

Por

Cleiton Thomasi da Cruz
Joana Bárbara Klüsener

Relatório apresentado aocurso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Orientadora: Profª. Rejane Cavalheiro

Santa Maria, RS, Brasil.
2012
Resumo: Esse trabalho final de Estágio Supervisionado tem como tema analisa alguns pontos que estão presentes ente a Teoria aprendidadurante o curso e a Prática em Sala de Aula. Esse trabalho foi elaborado pelos acadêmicos Cleiton Thomasi da Cruz e Joana Bárbara Klüsener, sob a orientação da Prof.ª Ms. Rejane Cavalheiro e apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem o intuito de relatar os acontecimentos, as mudanças observadas do antes, quando em contato apenas com teorias, e o depois, quando emsala de aula, na educação infantil. As dificuldades encontradas para realizar os planejamentos de aulas, a ludicidade utilizada como linguagem de aprendizado, o que encurtou o caminho percorrido por nós, professores, para tocar nossos alunos, gerando a afetividade, a qual nos propomos a descrever aqui neste trabalho. Para isso, nos utilizamos de observações e das experiências vivenciadas junto aosalunos. Fazem parte também deste trabalho leituras de obras relacionadas ao assunto e pertinentes às dúvidas que por ventura vinham surgindo.
Palavras-chave: Planejamento – Ludicidade – Afetividade

Aulas pensadas
Para nós acadêmicos, o planejar foi algo que nos marcou muito no período de estágio, pois o simples fato de planejar requer muita pesquisa, atenção e conhecimento dos alunos, paraquem nos dedicamos colocar em prática as propostas de planejamento.

Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Aocontrário, é flexível e, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática docente (OSTETTO, 2000, p. 177).

Muitas vezes não nos damos conta de que o que parece ser maravilhoso para nós, pode não ser para a turma em que vamos propor a atividade, por isso o orientador é fundamental para que percebamos onde estamos sendo inadequados, nos trazendo, muitasvezes, de volta à realidade em que a turma está inserida.
Assim, entendemos que a flexibilidade em relação ao planejar é de suma importância, pois o planejamento não pode ser algo engessado, tem que se transformado/adaptado quando necessário, para que possamos passar confiança aos nossos alunos e que os mesmos se sintam seguros no desenvolvimento das atividades propostas.
A responsabilidade domestre é imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento. (TURRA et. al., 1995, p. 19).

Portanto, é responsabilidade do educador transmitir da melhor forma possível o conteúdo planejado aos seus alunos e sem que percebam, aprenderão da melhor forma possível (brincando, interagindo, usando a imaginação...) como é maravilhoso omundo do conhecimento.
Brincando e significando as aulas
O modo como o educador desenvolve o conhecimento com os seus alunos é de suma importância e certamente o modo mais prazeroso para eles é aprender brincando.
Durante o estágio demos muita ênfase à ludicidade, proporcionando às crianças um jeito divertido de aprender.
É muito importante que a criança de cinco anos, nessa fase seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!