educação infantil

Páginas: 26 (6290 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUSSÕES PRESENTES NO CENÁRIO ACADÊMICO ATUAL
BRAGAGNOLO, Adriana – UPF
DICKEL, Adriana – UPF
GT: Alfabetização, Leitura e Escrita / n.10
Agência Financiadora: Não contou com financiamento


O presente trabalho recupera produções que permitem a análise das relações entre a educação infantil e as concepções sobre o desenvolvimento da linguagemescrita, divulgadas nos meios acadêmicos entre os anos de 2000 e 2003.
Nessa perspectiva, o percurso metodológico da pesquisa, desde a fase exploratória até a seleção do material, o processo de construção das categorias, a análise e a sistematização dos dados, é apresentado tendo em vista localizar em que âmbito e com base em que referenciais tal temática é recuperada em fóruns acadêmicos dediscussão.


1 Os caminhos da investigação

A primeira etapa do trabalho em questão consistiu num estudo exploratório cujo foco foram as discussões sobre a linguagem escrita e a educação infantil nos meios acadêmicos. Com o intuito de contextualizar o universo das discussões e produções a respeito do tema, o estudo desenvolveu-se através de um mapeamento dos focos de discussão e sistematizaçõesexistentes sobre o tema exposto no Brasil. Para tanto, foram realizadas algumas ações: a) contato com pesquisadores da área da educação infantil e alfabetização e com participantes de grupos de pesquisa de universidades brasileiras (UFSC, USP, UFF, UFRJ, Unicamp, Univali, UFRGS, Unijui, PUC/RS, PUC/RJ, UFSCAR, Unirio); b) busca de publicações, de anais de eventos, como da Reunião Anual da Anped(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), do Congresso Nacional de Leitura (Cole), entre outros; c) busca de publicações em periódicos e rastreamento nos bancos de dados das universidades para a localização de teses e dissertações sobre o tema.
Com base nesse processo inicial, revelaram-se inúmeros sujeitos que estudam a infância, trazendo em destaque o problema da linguagem e,especificamente, da linguagem escrita na educação infantil. Dessa forma, foi possível definir o período para estudo e as fontes documentais a serem utilizadas.
Optou-se, então, por circunscrever a quatro anos, de 2000 a 2003, o período das fontes documentais a serem analisadas. Isso porque, em 1996, ao definir a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica, a Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional exigiu a vinculação das instituições de educação infantil ao sistema de ensino, o que possivelmente geraria significativas mudanças em ambos os setores. De 1997 até 1999, as escolas passaram por um tempo importante de reformulações e adaptação a esse novo projeto, que valorizou e incorporou a educação infantil, e, mesmo sem um caminho predeterminado, tiveram de trilhar umaárdua trajetória de reorganização curricular. De acordo com as especificidades do seu contexto, cada escola foi fazendo um percurso onde necessariamente, além de cuidar de procedimentos legais a respeito da vinculação das instituições aos sistemas de ensino, buscou, diante de novas exigências, ampliar as condições de cuidado e de educação para a criança de zero a seis anos através de recursosmateriais e humanos. Era necessário organizar propostas pedagógicas, regimento escolar, formar professores e outros profissionais para o trabalho nas instituições infantis. Segundo Barreto (2003, p. 147), “as secretarias de educação deveriam construir estruturas e competências capazes de assumir as funções de articulação e coordenação da política educacional, nela incluída a responsabilidade pela redede instituições de educação infantil”. Isso deflagrou um movimento rumo a novas configurações para a educação infantil.
Objetivou-se, nesse estudo, buscar elementos que auxiliassem a perceber que desdobramentos provenientes desse novo contexto ocorrem no campo da produção intelectual, que novas demandas de investigação a nova realidade impunha, de que forma e em que medida as produções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!