Educação INFANTIL

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Introdução:

O objetivo desse trabalho é analisa a Educação Infantil na Europa e no Brasil, discutindo o processo de criação das primeiras instituições pedagógicas ocorridas no século XX. O profissional da Educação Infantil vem ao longo da história da educação no Brasil.





Processo histórico da educação infantil na Europa e no Brasil


#No contexto histórico a imagem da infânciamudou, desencadeando uma preocupação da sociedade em estabelecer métodos de educar e escolarizar as crianças. Na sociedade Europeia surgia a urbanização e com isso os problemas estruturais. Com estes acontecimentos as condições sociais estavam mais precárias, particularmente para a população infantil, muitas crianças eram vítimas da pobreza, abandono e maus tratos. Para superar essas condiçõesalgumas mulheres se organizavam e criavam espaços alternativos, para atender a demanda infantil necessitadas, muitas vezes era escolhida uma das casas onde seria o local ou espaço religioso para a guarda destas crianças.
#Assim sendo, foram surgindo espaços formais para o atendimento de crianças, fora do ambiente familiar, em instituições de caráter filantrópico.
#Nestas instituições, com caráterextremamente religioso, as crianças não tinham uma proposta formal de instrução, embora tivessem atividades de canto, memorização de rezas, passagens bíblicas e exercícios de escrita e leitura. Neste modelo formativo as crianças teriam bons hábitos de comportamento, regras morais e valores religiosos.
A educação da criança pobre não possuía a mesma atenção que as crianças da elite, pois nestecontexto o ser pobre era aquele merecedor de piedade; os reformadores protestantes defendiam a educação com o direito universal, mas o Estado priorizava a formação da elite.
#A educação propriamente dita da primeira infância surge com Friedrich Froebel na Alemanha que, de forma pioneira, fundou os Kindergarden (jardins-de-infância), fazendo evidente alusão ao jardineiro que cuida da planta desdepequenina para que ela cresça bem, uma vez que os primeiros anos das crianças são considerados fundamentais para o seu desenvolvimento posterior. Froebel privilegia as atividades lúdicas por perceber o significado funcional do jogo para o desenvolvimento sensório-motor, as habilidades são aperfeiçoadas por meio de métodos lúdicos por ele inventados. O canto e a poesia são utilizados para facilitar aeducação moral e religiosa.
A história da educação infantil evidencia que as creches e os asilos franceses tiveram uma trajetória distinta dos jardins-de-infância. Podemos tratar dessa questão pelas palavras de KUHLMANN JUNIOR

As primeiras intenções pedagógicas nas instituições de educação infantil começaram no continente europeu no final do século XVIII, com a criação da escola deprincipiantes ou escola de tricotar em 1769, na França idealizada por Friedrich Oberlin. A instituição estava inserida em uma região rural muito pobre, onde as crianças deveriam perder maus hábitos, aprender obediência, sinceridade, bondade, além de pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis. Segundo CONRAD,
Oberlin chegou a criar, ao lado da Escola Infantil onde os menores brincavam e os maioresaprendiam tricô e costura, um centro de formação pedagógica para preparar mulheres para a tarefa nesta nova instituição. Com isso implantou uma nova profissão para as mulheres (2000, p. 34).

Em 1771, Oberlin começou a oferecer mais atividades às crianças, tais como aulas de canto, matemática, ciências, histórias bíblicas e expressão verbal na língua oficial, o francês. A metodologia utilizada era avisualização1 de conteúdos e seu objetivo principal era ocupar e ensinar as crianças a evitarem ociosidade, enquanto os pais trabalhavam no campo.
Para KUHLMANN JUNIOR, “a sala de asilo francesa, desde os primeiros textos oficiais, foi concebida sob uma perspectiva de prover cuidados e educação moral e intelectual às crianças”. (2001, p. 07)
Em Portugal, as casas de asilo da infância, desde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educaçao infantil
  • Educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!