Educação infantil

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Froebel foi um educador e filósofo alemão, que conheceu as teorias de Pestalozzi, suíço que contribuiu com ideias inovadoras dentro da educação.

Froebel, não só seguiu as ideias de Pestalozzi, como observou alguns pontos falhos de sistematização e falta de clareza no método do suíço. Gostou muito de dois tipos de atividades desenvolvidas por Pestalozzi, como os passeios com as crianças nanatureza e a possibilidade de fazerem lições e jogos ao ar livre.

Em 1817, Froebel criou seu primeiro centro educativo, o Instituto Alemão de Educação Universal, apresentando suas ideias do que seria um Jardim de Infância, que mais tarde em 1840 torna-se realidade. O nome jardim de infância se dá pelo fato de Froebel enxergar as crianças como sementes e que precisavam de um lugar propício paragerminarem e então desabrocharem. Além da sua preocupação com as crianças, Froebel também se preocupava com quem cuidava das crianças, mães e educadoras, criando uma escola de treinamento para essas pessoas.

Forebel tinha uma visão ampla sobre o que seria educação, abordava uma visão espiritualizada, um ideal político de liberdade e acreditava que um ambiente harmônico fosse ideal para odesabrochar e desenvolvimento das crianças. Trouxe atividades que se utilizavam de músicas, jogos, arte, buscando educar sensações, emoções. Ele valorizava o diálogo, a brincadeira, a natureza, atividades ao ar livre, cultivo de hortas, poesia, atividades manuais, incentivava atividades cooperativas, lúdicas, valorizando a interação social no processo de aprendizagem e a participação da família na educaçãode seus filhos.

Esses conceitos de Froebel se assemelham com o contexto familiar, por incentivarem o desenvolvimento e a aprendizagem autoiniciada pela criança, diferente do conceito de educação da época considerada tradicional e que focava o conhecimento sistematizado.

O conceito de educação infantil não fazia muito sentido na época, mas foi Froebel que iniciou esse movimento trazendo suavisão do que seria uma educação infantil adequada, e não continuar tratando crianças como adultos em miniatura.

Froebel não só contribui com todas suas elaborações, mas principalmente com a visão de que a educação infantil visa o desenvolvimento da criança e não em adquirir conhecimento. O brincar que Froebel trouxe, não é apenas uma brincadeira qualquer, mas sim como um foco educativo, ocupandoum papel essencial dentro da educação infantil, que na visão de Froebel, é altamente séria essa atividade para uma criança, podendo despertar criatividade, alegria, prazer, socialização, raciocínio lógico, liberdade, relaxamento e novas capacidades para se tornar um adulto determinado, cooperativo, mais humano.

Podemos ver hoje muitas formas de pedagogias influenciadas por Froebel, posso citara pedagogia Waldorf, trazida por Rudolf Steiner, também alemão e que comunga com grande parte das visões de Froebel, o método Montessoriano também bebe de algumas ideias de Froebel, a educação progressiva, assim como grande parte da educação infantil realizada nos dias de hoje. Ainda temos algumas falhas, pois falta um pouco de estudo do ser humano, como um ser espiritual, como já enxergavaFroebel, pois essa visão nos coloca em outro patamar para entender que tipo de atividade aquele ser precisa para o seu desenvolvimento integral e que colabore com as próximas fases que virão.

Esse movimento de transformações dentro da educação recebeu um nome de movimento escolanovista mundial e que teve dois grandes nomes pioneiros, um deles Pestalozzi e outro o próprio Forebel, porém nesta épocaainda era um movimento que estava nascendo e foi somente no século XX que esse movimento ganhou forças e adquiriu âmbito mundial com nomes que trouxeram essa bagagem e colocaram em prática, um deles foi John Dewel e Maria Montessori. Esse movimento da escola nova, além de ter o papel de criticar falhas na educação e apontar novos rumos, foi essencial para a implantação de escolas para crianças de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!