Educação Infantil

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
SUMÁRIO:
Resumo..............................................................................................1
Painel.................................................................................................3
Como deve ser um ambiente de alfabetização......................................4
Síntese: Respeito a diversidade...........................................................5Principais itens sobre “O trabalho com crianças com necessidades educativas especiais.............................................................................................6
Sequência didática..............................................................................7
Bibliografia........................................................................................9Capitulo XIV “Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos”
Importante questão para os professores de educação infantil diz respeito aos ambientes existentes nas creches e pré-escolas. Ela foi levantada por vários educadores no passado como: Decroly, Montessori e Dewey.
Os ambientes de aprendizagem precisam ser bem planejados pelos professores das creches e pré-escolas, essesambientes necessitam de atenção especial e planejamento especifico, pois são claras as pesquisas que, tais ambientes podem causar medo ou curiosidade irritabilidade ou calma, atividade ou apatia por parte da criança.
Para alguns professores, a qualidade do ambiente na creche ou pré-escola requer apenas características psicofísicas e/ou higiênicas: arejamento, iluminação, conforto, número decrianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.
Todo ambiente, sem exceção, é um espaço organizado segundo certa concepção educacional que espera determinados resultados. Há sempre um arranjo ambiental mesmo que isso se traduza na existência de uma sala com pouco imobiliário e poucos objetos e brinquedos ou uma sala atulhada de berços dispostos lado a lado, como naenfermaria de um hospital tradicional, ou abarrotada de mesas, cadeiras ou carteiras, imitando um arranjo escolar bem ultrapassado.
Os professores podem montar vários espaços como “os cantinhos” (casinha, supermercado, cabeleireiro, etc.), como também podem haver ambientes onde as crianças possam explorar como brinquedotecas que dispõe de espaços de leitura, brinquedos educativos pedagógicos, sala devídeo e também espaços externos como: parque, horta, etc. Para a avaliação, interação do professor com o aluno/criança da creche ou pré-escola, é nesses tipos de ambiente que a interação é mais desenvolvida, o entrosamento entre professor/aluno e aluno com os demais colegas. É importante que o professor trabalhe a questão da organização com as crianças e nesses ambientes os objetos estejam aoalcance delas, para que as mesmas possam guardar assim que terminar a atividade, ou vice e versa, criando uma autonomia no dia a dia da criança.
As atividades realizadas devem ser expostas pelos professores, na sala de aula ou murais, etc., de modo que o aluno possa ver seu trabalho. O professor deve documentar todo trabalho efetuado, desde os menores para tornar tais experiências legíveis epartilhadas com outros educadores, pais e visitantes.
Os professores devem desenvolver cantinhos de modo que a criança se sinta acolhida e estimulada, seja inserida em ambientes aconchegantes, cheios de diferentes materiais e com uma decoração estética bem cuidada, podendo elas ter seus objetos pessoais em seu berço, ou cama na hora de dormir.
“CANTINHO DO APRENDER”


A diversidade deinformações em sala de aula auxilia no desenvolvimento educacional no dia a dia do aluno.
É essencial o contato do aluno com os conteúdos de alfabetização em sua sala de aula, bem como suas atividades expostas.

Como deve ser um ambiente para alfabetização?



Síntese: Respeito a diversidade.
Há a necessidade de capacitação de professores para tratar de assuntos como a diversidade com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!