Educação infantil

Páginas: 30 (7343 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

História da Educação Infantil

A instauração da Sociedade Moderna no século XVI provocou mudanças econômicas e políticas na estrutura social e estimulou a classe burguesa a reivindicar formas mais concreta de vida, pois não mais lhes bastavam uma educação dogmática, os mesmos solicitavam uma educação que lhes dessem condições de dominar a natureza.
Somente no início do séculoXVII surgiram às primeiras preocupações com a educação das crianças, resultantes da valorização e do reconhecimento adquirido pelas mesmas no meio em que viviam passando a ocorrer mudanças no quadro educacional através do surgimento do sentimento de infância. Pois na Sociedade Antiga a criança era tratada como mini-adulto e educada pala própria família até os sete anos de idade e a partir de entãopassava a ser ensinada por outra família, a mesma, era desviada de sua família para que não surgisse o sentimento entre pais e filhos. Na época entendia-se por educação o aprendizado dos trabalhos domésticos e os valores humanos.
Com o surgimento das primeiras preocupações a respeito da Educação Infantil, apareceram as primeiras propostas educativas contemplando a educação da criança dezero a seis anos. A partir de então, a educação passa a ser mais pedagógica e menos empírica, a criança começa a ser alguém merecedora de cuidados, escolarizada e preparada para uma atuação futura, no entanto, as classes sociais permanecem separadas e há uma discriminação de ensino entre ricos e pobres. Sendo que o ensino foi primeiramente concedido para os meninos e a partir do século XVIII, paraas meninas. Já neste século, a Educação Infantil caracterizou-se pela busca de uma sistematização definitiva do saber que levou o homem do mesmo, a realizar novas tentativas de ação para transmitir às crianças a “moderna instrução”.
No século XIX inicia-se a educação compensatória, proveniente do surgimento dos programas compensatórios, criados para suprir as deficiências de saúde, nutrição,educação e as do meio sócio cultural, após ser difundido o ensino superior, e a escola popular torna-se deficiente em muitos aspectos. Segundo pensadores como Pestalozzi, Froebel, Montessori e McMillan, a pré-escola passa a ser encarada como uma forma de superar a miséria, a pobreza e a negligência familiar. A prática para a melhoria desta educação compensatória só ocorreu efetivamente no séculoXX. É o que menciona em seus ensinamentos a autora Sônia Kramer: A educação pré-escolar começou a ser reconhecida como necessária, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos durante a depressão de 30. Seu principal objetivo era o de garantir emprego a professores, enfermeiros e outros profissionais, e simultaneamente, fornecer proteção, nutrição e um ambiente saudável e emocionalmente estável, paracrianças carentes de dois a cinco anos de idade. (KRAMER, 1992, p.26).
No Brasil, a Educação Infantil iniciou-se no final do século XIX com a concepção de uma educação assistencialista como forma de combater a pobreza e/ou como complementação salarial. Grande parte das instituições aqui existentes foi criada com o único objetivo de atender as crianças de baixa renda, tendo como estratégia,o combate à pobreza e a resolução dos problemas ligados à sobrevivência, gerando atendimento de baixo custo, precariedade e escassez de recursos materiais, além da insuficiência de profissionais. A mesma, acarretou vários problemas por não preocupar-se com as questões ligadas aos ideais de liberdade e igualdade.
No entanto, os objetivos desta, divergem enquanto instituição e entidadeprivada, pois a primeira tem objetivos assistenciais, a segunda, oferecida para as crianças de classe média é educacional. A este propósito, Oliveira assim se manifesta: “Assim, enquanto os filhos das camadas médias e dominantes eram vistos como necessitando um atendimento estimulador de seu desenvolvimento afetivo e cognitivo, às crianças mais pobres era proposto um cuidado mais voltado para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!