Educação infantil

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
Na China, no século XVI, os artesãos que se mantinham isolados ou tinham trabalhado de forma independente, começaram a produzir artigos em oficinas sob a direção de patrões, liga-dos por uma espéciede contrato. No artesanato urbano a forma característica da organização era a corporação de mestres artífices.
Na Europa, com exceção da atividade mineira e da construção naval, a unidade básica depro-dução era a oficina familiar, pertencente ao artesão, que dava emprego a toda a família e, por vezes, a trabalhadores assalariados. Muitas destas oficinas dependiam, tanto em termos de trabalhocomo de financiamento, de mercadores que encomendavam os trabalhos adiantando, por vezes, a dinheiro ou fornecendo as matérias-primas e até algumas ferramentas. Sob o pon-to de vista técnico, osprocessos de produção encontravam-se rigidamente regulados pelas corporações. Na Europa Ocidental, com o colapso do feudalismo e o derrube das corporações a situação do artesanato deteriorou-se com oaparecimento de novas formas de organização industrial, onde os trabalhadores eram transformados em assalariados, verificando-se uma proletarização destes elementos da sociedade.
No século XVII, na Europa, aexistência duma oficina tornou-se algo de dispendioso e reve-lou tendência para se transferir para zonas rurais, em que o trabalho doméstico abria novos horizontes, designadamente pela presença deinúmeras oficinas têxteis. Este tipo de artesanato acabaria por conseguir sobreviver às primeiras fábricas, coexistir com diversas formas de or-ganização concentrada, incorporando algumas inovaçõestécnicas, dar origem a uma força de trabalho qualificada e bem treinada, ou seja, de trabalhadores especializados. Os pequenos artesãos não podiam concorrer com a produção massiva e os baixos preços dasnovas indús-trias. Todavia, o artesão especializado sobreviveu até á atualidade.
Na África Setentrional, nas áreas rurais, o trabalho artesanal era feito, sobretudo por mulheres em numerosas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!