Educação infantil

Páginas: 37 (9116 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
1

ROSÂNGELA MARIA OLIVEIRA DE FREITAS

BRINCADEIRAS E JOGOS NO ESPAÇO DO RECREIO

Belém – Pará UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 2001

2

BRINCADEIRAS E JOGOS NO ESPAÇO DO RECREIO

ROSÂNGELA MARIA OLIVEIRA DE FREITAS

Trabalho

de

Conclusão

de

Curso



TCC,

apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtençãodo grau em Pedagogia com Habilitação em Magistério da Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental, orientado pelo professor Celso Michiles Barreto.

Belém – Pará UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 2001

3

BRINCADEIRAS E JOGOS NO ESPAÇO DO RECREIO

ROSÂNGELA MARIA OLIVEIRA DE FREITAS

Avaliado por:

_____________________________ Prof. Celso Michiles Barreto

Data ___/___/___

Belém –Pará UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 2001

4

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus fonte de todos a trajetória de minha vida, aos meus pais José Maria Oliveira e Maria Otávia Oliveira pela força, dedicação e compreensão que me dedicaram ao longo de minha vida. Ao meu companheiro José Freitas por estar sempre ao meu lado em todos os momentos, acreditando profissional. Aos meus queridos filhosMarília e Fernando por serem a luz que guia o meu caminho. Às minhas tias queridas Isabel, Ana Maria, Conceição e Margarida que mostraram na minha infância e adolescência o caminho maravilhoso do educar. sempre em minha capacidade

5

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus fonte de toda a sabedoria e a todos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para o meu crescimento. Ao meu orientadorCelso pela compreensão e carinho que me dedicou, incentivando-me sempre na construção desse trabalho.

6

Pelo brincar, a criança reorganiza suas experiências. Oferecer oportunidades para a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento.

VYGOTSKI

7

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras no espaço do recreiomediante a entrevistas com crianças de 5 a 6 anos, observando suas brincadeiras neste espaço. Adotou-se a pesquisa qualitativa e a realização de observação e aplicação de questionário em uma turma de Jardim II que equivale a faixa etária de 5 anos e contendo na turma 25 alunos; e alfabetização de 6 anos contendo 20 alunos na turma de uma escola particular de Educação Infantil, Ensino Fundamental eMédio da cidade de Belém. Os resultados das entrevistas mostram que a preferência das crianças pelo espaço do recreio é porque elas se sentem à vontade para brincar livremente podendo assim criar e recriar sem o rigor da sala de aula. O estudo conclui que Educadores da Educação Infantil procurem se aperfeiçoar mais sobre a importância dos jogos e brincadeiras para que possam melhor contribuir naformação integral do desenvolvimento da criança, pois jogos e brincadeiras são elementos de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.

8

SUMÁRIO

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO ........................................................................................... 1 CAPÍTULO II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................. 3 2.1. O jogo..................................................................................................................... 3 2.1.1. Resgate Histórico ................................................................................................ 3 2.1.2. Jogos, brinquedos e brincadeiras ......................................................................... 4 2.2. A Educação Infantil................................................................................................ 6 2.3. Desenvolvimento das habilidades lingüísticas em crianças de 05 a 06 anos ......... 7 2.4. Jogo e brinquedo, a criança e a construção social .................................................. 9 CAPÍTULO III – METODOLOGIA .................................................................................. 11 3.1....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!