Educação infantil

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
APRESENTAÇÃO JUSTIFICADA DO TEMA E DO PROBLEMA.

Introdução
O interesse por refletir sobre “As práticas de Alfabetização das crianças no Ensino de Nove Anos”, no Ensino Fundamental surgiu depois de algumas reflexões e alguns estudos realizados para minha graduação. Estes estudos envolvem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e destacam a importância dessas etapas para o desenvolvimentodas crianças.
Os estudos e experiências diárias na escola me permitiram olhar para a nova proposta de diferentes lados: como acadêmica, de maneira mais teórica, e da sala de aula, como professora, de modo mais prático. Sendo assim, interessei-me por compreender como, nós professores estamos entendendo e traduzindo para suas ações escolares essa política de Ensino de Nove Anos e como a escola emsi tem orientado os professores para atuar nesse novo momento.
É essencial a realização de estudos sobre assuntos relacionados à interação professor-aluno no atual contexto escolar, bem como a reflexão a respeito da implantação e do papel desse novo modelo de ensino na formação dos cidadãos. Creio que conhecer o dia-a-dia da escola possa nos auxiliar na compreensão de como essa nova legislaçãotem repercutido nesse espaço e quais as conseqüências esse novo modelo traz para a vida das crianças e dos profissionais da educação.
São muitas as questões a serem debatidas com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Afinal, não se trata apenas de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da antiga primeira série. É necessário que a prática pedagógica sejaplanejada, e que os profissionais desta área consigam ver, entender e lidar com as crianças como crianças e não apenas como estudantes. A inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental requer dialogo e alternativas curriculares claras e condizentes as necessidades desta faixa etária.
Bases legais do Novo Ensino.
Baseado nas necessidades sociais e educacionais busca-se fazer mudanças naproposta curricular para se chegar há um melhor resultado no ensino brasileiro, visando promover a formação crítica-reflexiva do individuo. Uma das novas mudanças é o que diz o artigo 32 da LDB - Lei nº 9394/1996, referente ao Ensino de Nove Anos, “O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo aformação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)”. Partindo desse documento legal fica claro que o objetivo é assegurar a todas as crianças, um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. 
E o que toca aos educadores no que diz respeito à prática pedagógica?
Os educadores têm que ter em menteas transformações ocorridas com a educação no decorrer dos tempos para melhor compreender a situação atual. Antigamente a educação se preocupava com o ensino humanista de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida. Percebe-se assim que a natureza do trabalho pedagógico era de ênfase na memória, no decoreba. O papel do professor era o de verificar se o aluno retinha os conhecimentosexigidos pelos livros. Não havia uma preocupação com aprendizagem, a criticidade, a criatividade, esses aspectos não foram privilegiados durante um bom tempo. (FREIRE, p.37, 2004).
E como é o trabalho pedagógico hoje? De acordo com FREIRE (p.42, 2004) “ninguém educa ninguém, as pessoas se educam em comunhão.” Mas como acontece essa comunhão? O que acontece quando se educa? Como as escolas estãoeducando (alfabetizando) as crianças? Que conhecimentos as crianças precisam aprender, desenvolver e construir hoje em dia? As atividades desenvolvidas na escola são construídas no coletivo, a partir da bagagem e da história de cada criança? São esses e tantos outros questionamentos que fundamentam o exercício de pensar sobre a Educação, sobre a experiência que os educadores vivenciam nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!