Educação infantil e a nova ldb

Páginas: 30 (7493 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexões sobre o Ensino Infantil, a Função Social da Escola e Avaliação nesta fase.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as mudanças ocorridas na Educação Infantil, com ênfase na necessidade da formação acadêmica do docente e sua valorização profissional, sobre tudo sua importância nesse contexto educacional. Sendo de natureza bibliográfica, tem comoreferencial teórico: Antunes (2006), Libâneo (2005), Oliveira (2002), Vygotsky (1989/1996), entre outros, bem como alguns textos dos Parâmetros Curriculares e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – (1996). Repensar e refletir sobre o papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível é um dever de todo educador, além disso,evidencia-se aqui a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, abrangendo a formação técnica alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Discute-se também o papel das escolas e creches como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, da ciência, das artes e da possibilidade de transformação do cidadão.

PALAVRAS-CHAVE: EducaçãoInfantil - Docência – Formação de Professores.



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................

CAPÍTULO I – A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

1.1 Breve históricos das mudanças ao longo do tempo………………………….
1.2 A Função social da Escola na Educação Infantil.........................................
1.3- Formação dos professores que atuam na Educação Infantil..................
CAPÍTULO II – A AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS: avanços e perspectivas.

2.1 PCNs e uma nova perspectiva nas series iniciais……………………
2.2 Procedimentos avaliativos adequados na educação da criança ……………..
2.3 Avanços e melhorias na qualidade do ensino infantil……………………….
CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………….REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………...........


INTRODUÇÃO
A evolução na educação infantil desde a Constituição de 1988 vem cada vez mais sofrendo mudanças e entendemos que essas modificações tem sido de grande valia, pois a Lei 9.394/96 estabeleceu em seu artigo o atendimento a crianças em creches com a idade de zero a três anos e pré-escola de quatro a cinco anos de idade bem comodecretou que a educação infantil é a primeira fase da educação básica, rompendo assim com uma antiga tradição assistencialista.
Oliveira (2002), afirma que “os responsáveis pela educação infantil e pelas políticas publicas alimentam varias expectativa acerca das habilidades especifica e da educação de cada criança”, por isso estabelecem metas contraditórias, porém estas são fortementecondicionadas à classe social da população atendida.
Acreditamos que atualmente as instituições de educação infantil se preocupam em garantir o desenvolvimento e o aprendizado das crianças pequenas sem deixar o cuidado básico. No entanto ainda temos visões errôneas por ela ter sido vista ao longo da história como um refúgio para meninos e meninas, principalmente as que são desprovidas de cuidadosdomésticos.
Considerando que a Educação Infantil é uma etapa relevante proporcionando á criança desenvolver-se em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, fez-se um estudo bibliográfico buscando discutir e refletir os avanços e mudanças no processo de formação da criança e no papel mediador do professor, pois esta necessita de orientação apropriada que possibilite uma aprendizagemsaudável e significativa.
Vygotsky (1989) diz que as experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da interação, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentos necessários para sua inserção no mundo.
Diante disso, acreditamos que é fundamental que o educador oportunize experiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Infantil na LDB
  • A nova LDB lei das diretrizes da educação
  • Tcd a nova ldb e a educação especial
  • Novas diretrizes curriculares para educação infantil
  • Nova ldb
  • A Nova LDB
  • As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
  • As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!