EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR

Páginas: 12 (2948 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2014
EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR

Andréa Almeida (Nome completo) (andreaalmeid@yahoo.com.br)
Bruna de Souza Gomes (bruna.desouza@hotmail.com.br)
Iara Miranda (iara_sandrojunior@hotmail.com)
Josenaide Isabel (darckbells@gmail.com)
Profª Maria Aparecida dos Santos Ferreira (maria.santos@ifrn.br)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RioGrande do Norte – IFRN


RESUMO

O presente artigo analisa a educação infantil como etapa da Educação Básica e a concepção de infância, observando qual o papel do professor. A inserção infantil na educação básica, como sua primeira etapa, é o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida e é essencial para o cumprimento de sua finalidade, afirmada na Lei de Diretrizes eBases da Educação, Art. 29, nº 9.394/96: “A educação infantil tem o objetivo de participar do desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade”. Para a realização deste artigo elaboramos uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de um seminário realizado em sala de aula, nadisciplina de Organização e Gestão da Educação. Consta-se que a educação infantil tem como papel o de cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar); Também é seu papel educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.  Na pesquisa realizada verificou-se através de fontes bibliográficasque a legislação pertinente apresenta uma proposta pedagógica que corresponde aos interesses e aos níveis de desenvolvimento da Educação Infantil. Apesar de ser um direito da criança e uma obrigação do estado, a EI é facultada a família (KRAMER, 2005). Mediante tudo isso, vimos à importância do papel do professor como mediador do saber, numa fase de inteira importância, pois são os primeiros passospara a criança rumo ao desconhecido, que é o conhecimento, onde ela vai percorrer ao longo de sua trajetória, nessa jornada em busca de novos saberes.


Palavras-chave: Educação Infantil, Infância, Papel do professor.


INTRODUÇÃO


Em 1988 a educação infantil teve início ao seu reconhecimento, quando pela primeira vez, foi colocada como parte integrante da Constituição, depois em 1990,com o Estatuto da Criança e do adolescente (BRASIL, ECA, Lei federal 8069/90), entre os direitos estava o de atendimento em creches e pré-escolas para as crianças até os 6 anos de idade. Pela primeira vez na história, uma Constituição1 do Brasil faz referência a direitos específicos das crianças, que não sejam aqueles circunscritos ao âmbito do Direito da Família. Também pela primeira vez, um textoconstitucional define claramente como direito da criança de 0 a 6 anos de idade e dever do Estado, o atendimento em creche e pré-escola (CAMPOS, ROSEMBERG, FERREIRA, 1995, p.17 e18). Posteriormente, entramos em um período de debate em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), período que se estendeu até meados da década de 1990.
Nesse período, sem a aprovação da LDB, a leimaior, o Ministério da Educação em conjunto com outros segmentos define uma política nacional para educação infantil, propondo a criação de uma Comissão Nacional de Educação Infantil (CNEI), que é a visão de formular e implementar políticas na área, atuando de 1993 a 1996. Em 1994, aconteceu a Conferência Nacional de Educação para Todos, e um dos eventos preparatórios à conferência foi o ISimpósio Nacional de Educação Infantil, que aprovou a Política Nacional de educação Infantil, com o apoio da CNEI. A partir da Constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 (ECA, Lei Federal 8069/90) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, lei 9394/96 (BRASIL, 1996). Felizmente hoje, depois de promulgada a primeira constituição que garante o direito a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A concepção de infância para a educação infantil
  • PROFESSOR: Seu papel na educação infantil
  • O papel do professor de educaçao infantil
  • O papel do professor na Educação Infantil
  • O PAPEL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O papel do professor na educação infantil inclusiva
  • O papel do professor no processo da educação infantil
  • O papel do professor na educação infantil da atualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!