Educação infantil de educação Física

Páginas: 16 (3894 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Este trabalho tem como objetivo identificar as condições que permitem envelhecer bem, com boa qualidade de vida e senso pessoal de bem-estar 1.

A promoção da boa qualidade de vida na idade madura excede entretanto os limites da responsabilidade pessoal e deve ser vista como um empreendimento de caráter sociocultural. Ou seja, uma velhice satisfatória não é um atributo do indivíduo biológico,pscológico ou social, mas resulta da qualidade de interação entre pessoas em mudança, vivendo numa sociedade em mudanças (Feathernan, Smith e Peterson, 1990).

Avaliar a qualidade de vida na velhice implica na adoção de múltiplos critérios de natureza biológica, psicológica e socioestrutural2. Os indicadores determinantes do bem estar da velhice são: saúde mental; satisfação; controlecognitivo; competência social; produtividade; atividade; eficácia cognitiva; status social; renda; continuidade de papéis familiares e ocupacionais; e continuidade de relações informais em grupos primários (rede de amigos). Não foi possível estabelecer com clareza o grau de importância de cada um 3.

Segundo os pesquisadores da Escola de Chicago ( Cavan, Buguess, Havighurst e Gold-hammer, 1949; Pollak,1948, apud Paassuth e Bengston, 1988) envelhecer bem significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relaçao ao futuro.

Segundo Williams e Wirths derivaram ainda mais dois condicionantes da boa qualidade de vida ao envelhecer: 1º o equilíbrio de energia entre o indivíduo e o sistema social e 2º um sistema social estável (apud Baltes e Baltes, 1990)
RevistaBrasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.6 no.5 Niterói Oct. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000500005

ARTIGO DE REVISÃO


Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos

Denise Sardinha Mendes Soares de AraújoI; Claudio Gil Soares de AraújoII

IDoutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducação Física da UGF; Professora Adjunta do Departamento de Didática — Escola de Educação — Centro de Ciências Humanas — Universidade do Rio de Janeiro — UNIRIO IIProfessor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UGF; Diretor Médico da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex) — Rio de Janeiro


INTRODUÇÃO

O tempo de vida do ser humano tem aumentado significativamente1 e teruma vida longeva, hoje em dia, já não é uma grande vitória, quando a média atual de expectativa de vida nos países desenvolvidos está em torno de oitenta anos e quando as pesquisas biomédicas encontram dados que as permitem inferir sobre o potencial genético do homem para viver até mais de cem anos1,2. Para se viver muito, níveis dignos de sobrevivência e de direitos humanos devem ser respeitados eo cidadão deve ter acesso aos avanços científicos e tecnológicos das diferentes áreas relacionadas à saúde. Inovações em técnicas, procedimentos, medicamentos, vacinas e novos conhecimentos sobre alimentação e sobre os efeitos agudos e crônicos do exercício físico colaboraram para esse fenômeno.

Existe um número cada vez maior de estudos e documentos que comprovam e relatam os benefícios daaptidão física para a saúde3-6. Pesquisadores nas áreas de exercício físico, Educação Física e de Medicina do Exercício e do Esporte, pelos métodos de pesquisa epidemiológica, já demonstraram que tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde5,6. Recentemente, Petrella e Wight7 verificaram que muito embora o aconselhamento sobre exercício físico seja freqüentementerealizado pelos médicos de família, eles relatavam que o pouco tempo disponível e a falta de conhecimento específico limitavam de certo modo essa prática. Em outro estudo também recente8, observou-se que entre mulheres médicas americanas havia uma tendência a aquelas que estavam melhorando os seus hábitos de exercício físico serem as que mais freqüentemente aconselhavam os seus pacientes a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação fisica na educação infantil
  • a educação fisica na educação infantil
  • Educação física na educação infantil
  • A educação fisica na educação infantil
  • Educação física na educação infantil
  • Educacao fisica na educacao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!