Educação Infantil: Aprender Brincando

Páginas: 14 (3473 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO

Cláudia Regina Aquino Soares


RESUMO



A Educação Infantil, primeira etapa da aprendizagem da criança é constituída levando-se em consideração as diversas fases do desenvolvimento: os conhecimentos prévios adquiridos em seu ambiente sociocultural, seus costumes e valores, suas hipóteses e curiosidades, questionamentos e forma de entender eexplicar as coisas. O processo de desenvolvimento humano está atrelado à aprendizagem e acontece em diversas instituições, não somente na escola. Dessa forma, a escola deverá constituir-se para a criança em um ambiente prazeroso onde ela possa brincar e aprender, visto que, o universo infantil é norteado por fantasias e brincadeiras. Partindo desse pressuposto, o presente estudo permitirá refletir sobreum aspecto muito importante da vida ? a infância. Destaca-se a Educação Infantil no seu processo de formação, como o período mais adequado ao ensino e à orientação nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor, enfatizando a brincadeira e os brinquedos como fundamentais nesse processo.



Palavras-chave: Educação Infantil, Brinquedos e Brincadeira.



INTRODUÇÃO



Os brinquedos sãoelementos essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Desde bebê, a brincadeira constitui-se em uma atividade prazerosa e rica em aprendizados. Assim sendo, falar da infância é falar de um momento mágico, onde os sonhos tornam-se possíveis.
As atividades lúdicas permitem à criança enfrentar desafios e problemas e as mesmas são fundamentais no contexto da Educação Infantil.Segundo Piaget (1998), "a criança exploradora/pesquisadora constrói o seu conhecimento pela experiência, com ênfase na interação indivíduo-ambiente".

As variações das brincadeiras permitirão uma amplitude de possibilidades e conhecimentos às crianças.
O brincar promove alegria e satisfação a todos os pequeninos em qualquer parte do mundo. Busca-se, então, com este estudo, refletir sobre apredominância do lúdico no contexto infantil e sua importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem.



EDUCAÇÃO INFANTIL



No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), reconhece a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica. Em seu artigo segundo, a LDB coloca que a educação infantil tem como finalidade odesenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O tempo da infância é de brincar e de aprender.
Entendendo a infância como uma etapa crucial para o desenvolvimento em todos os seus aspectos, a LDB orienta que a educação infantil por ser um período essencial e marcante na vida dacriança deve ser orientada por profissionais capazes de compreender todas as nuances do desenvolvimento cognitivo, afetivo e biopsicossocial. Para isso, é primordial que a formação desse profissional seja a nível superior em Pedagogia.
A educação infantil precisa garantir às crianças o atendimento às suas necessidades de aprender e de brincar e, para que isto aconteça, é necessário que haja umplanejamento e um acompanhamento contínuo de seu desenvolvimento nos diversos aspectos anteriormente citados.
A infância é um período marcante na vida de cada indivíduo e, sabendo que nela tudo segue uma trajetória e esta se desenvolve dentro do tempo estabelecido pelas leis naturais, observa-se nessa fase um aspecto muito importante ? a brincadeira ? constituindo-se em um eixo relevante para odesenvolvimento da criança. Então, não se pode falar de Educação Infantil sem abordar a ludicidade.
Para refletir sobre esse tema, faz-se necessário adentrar no universo infantil e perceber a visão de mundo que os pequeninos têm quando se entregam as mesmas. Partindo desse pressuposto, acredita-se que a inclusão da criança muito cedo no ambiente escolar, necessita de uma variedade de ações para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO
  • APRENDER BRINCANDO. O brincar como prática pedagógica e instrumento avaliativo na Educação Infantil.
  • Brincando e aprendendo na educação infantil
  • A experiência de aprender na Educação Infantil
  • Aprender a ensinar na educação infantil
  • O aprender e o brincar na Educação Infantil
  • O Lúdico na Educação Infantil: Por que ensinar brincando?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!