Educação infantil 0- a 5 anos

Páginas: 2 (327 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 ATD 1

Educação infantil de Zero á 5 anos

Estar na escola é um direito de toda criança desde o seu nascimento. Este direito está assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) eregistrado também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
No Brasil, a educação infantil, etapa inicial da educação básica, atende crianças de zero a cinco anos. Na primeira fase dedesenvolvimento, dos zero aos três, as crianças são atendidas nas creches ou instituições equivalentes. A partir daí até completar seis anos, frequentam as pré-escolas.
Considerando os cuidados específicosdesta fase da vida e a importante relação com os demais direitos da infância, o Ministério da Educação elaborou critérios de referência para uma creche que garanta os direitos integrais das crianças.Estes critérios lembram que as crianças têm direito à brincadeira, à atenção individual, a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, ao contato com a natureza, a higiene e à saúde, a umaalimentação sadia, entre outros. Também registram que as crianças têm direito a atenção especial nos períodos de adaptação à creche
O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relaçõessociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Ela foielaborada para que as mães possam trabalhar e deixar seus em creches, e estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas dedesenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.
 O nível de escolaridade que atende é a creche (0 a 3 anos) e apré-escola (4 a 5 anos). 
Infelizmente o Brasil ainda vive muito preconceito e exclusão.
Dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação infantil de 0 a 5 anos
  • Educação infantil 0 a 5 anos
  • sexualidade na educação infantil de 0 a 5 anos
  • EDUCA O INFANTIL DE 0 A 5 ANOS
  • Educação da criança de 0 a 5 anos
  • Educação de crianças de 0 a 5 anos
  • Educação da Criança de 0 a 5 anos
  • A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!