Educação inclusiva

Páginas: 26 (6428 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
A IMPORTÂNCIA DO SEGUNDO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO REGULAR

RESUMO

A Inclusão da criança com necessidades especiais tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola é o melhor local para promover a inclusão social e educacional dessas crianças, onde a relação professor-aluno é muito importante. O objetivo deste trabalho é discutir a importância do segundo professor na EducaçãoRegular. A discussão sobre a formação de professores nos leva a refletir uma educação acessível a todos e que respeite as peculiaridades humanas. Na realização de uma prática escolar inclusiva deve-se considerar os sujeitos historicamente constituídos como seres capazes da transformação e com direito a participar do processo de construção do mundo.

Palavras-chave: Segundo professor; Diversidade;Educação Inclusiva.

1 INTRODUÇÃO

Entendemos a Inclusão em educação como um processo de luta contra as possíveis barreiras à participação dos indivíduos nos diferentes campos da sociedade. A inclusão não se dirige a um grupo determinado, mas a todos e quaisquer indivíduos que estejam de algum modo sendo impedidos de participar plenamente em toda e qualquer situação seja ela educacional ounão; em outras palavras, “inclusão se refere, portanto, a todos os esforços no sentido da garantia da participação máxima de qualquer cidadão em qualquer arena da sociedade em que viva, à qual ele tem direito, e sobre a qual ele tem deveres.” (NOVOA, 1997).

A inclusão não tem um fim determinado, ela está sempre acontecendo, é um processo permanente de mudanças, de adaptações para a minimização,das situações de exclusão. A educação inclusiva pode ser entendida assim, como um dos aspectos da luta pela inclusão social. A educação inclusiva compreende os esforços empreendidos por todos os participantes do processo educacional para a redução das exclusões sofridas pelos educadores.

Uma proposta de educação orientada para a inclusão visa a concretização de uma prática pedagógica quevalorize a diversidade. Uma prática crítica, consciente, que respeite as diferenças presentes nas salas de aula, que veja e aja positivamente com relação às especificidades, às necessidades individuais de cada educando. Uma educação inclusiva propõe o estabelecimento de uma relação dialógica, de troca entre os profissionais da educação e os educandos.

Desse modo a educação deve orientar-se para aassunção de seu papel social, garantindo um processo educacional significativo, que oportunize a todas as pessoas as mesmas possibilidades de aprendizagem. A escola para exercer uma prática pedagógica inclusiva precisa, através de seus profissionais, pensar em uma prática flexível, que rompa com o sistema tradicional, com os padrões estabelecidos e legitimados em nossa sociedade. É neste sentido,que reconhecemos a importância do papel do professor para o processo de inclusão.

2 O PAPEL DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO

O professor tem um papel fundamental para a promoção de uma educação que contemple a diversidade do alunado. Ser professor é enfrentar contradições no cotidiano, as vezes pensando e desejando algo que na prática não é sustentável, ou seja tendo desistido enquanto o discursoeducacional é de esperança, o mais grave parece ser o fato de muitos educadores, profissionais da área, não reconhecerem esta dimensão política de conflitos e disputas nos espaços educacionais.

O ofício de professor exige que a pessoa, que o profissional se comprometa com um discurso que celebra os valores da democratização, da cooperação e da solidariedade, mas exige-lhe que atuehierarquizando, selecionando, impondo a concorrência e a competição. É nesse contexto social, (...) que aquilo que diz e faz é mediatizado pelo seu corpo, os seus afetos, os seus sonhos, os seus fantasmas, as suas convicções (NÓVOA, 1997, p.189).

Ser professor exige consciência da responsabilidade ética e política, do comprometimento social desta profissão. À medida que o professor é responsável pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!