Educação inclusiva

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso

BEATRIZ DO ROCIO SCHUCHARDT















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

















Curitiba
2013


BEATRIZ DO ROCIO SCHUCHARDT














PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL









Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade, Educação e Cultura; Educação e Inclusão; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Língua Portuguesa: História; Psicologia da Educação.


Prof. (s): Okçana Battini; Giane Albiazzetti; Juliana Fogaça; Sandra Vedoatto; Edilane Vagula; Carlos Eduardo; Ana Paula Pinheiro.








Curitiba
2013
Introdução

A educação inclusiva ésimplesmente uma declaração de um direito fundamental para todos, de acesso à educação e de não ser excluído.
Ao abordar o tema, direciona-se inevitavelmente aos reveses da história, pois quando o assunto é tratado, é tratado também o contexto socioeconômico, social, étnico, cultural, de um país.
A educação inclusiva não pode ser organizada isoladamente, a visão sistêmica do assunto leva à reflexãode que há inúmeras estratégias, atividades e processos que visam tornar realidade os direitos universais, através de uma educação adequada e relevante. Reconhecendo que o ato de educar começa até mesmo antes do próprio nascimento do indivíduo: proporcionando à mãe condições básicas de saúde, alimentação, condições psicológicas, de moradia, saneamento básico, informações, entre outros. Assim seubebê virá ao mundo cercado dos cuidados básicos para iniciar sua educação inclusiva.
O desenvolvimento da educação inclusiva caminha, sem dúvida nenhuma, com a promoção da paz, da tolerância, uso sustentável de recursos, justiça social. E este caminho deve encontrar a supressão das necessidades básicas do indivíduo e a garantia integral de seus direitos.
De acordo com Paulo Freire (1996), "Serecusa, de um lado, silenciar a liberdade dos educandos, rejeita, de outro, a sua supressão do processo de construção da boa disciplina." Ou seja, faz do aluno um oprimido que acha que tudo dito pelo seu opressor (professor) seja de certeza plena.
Este trabalho acadêmico terá por objetivo demonstrar o processo de desenvolvimento que vem sendo trabalhado ao longo da história mundial, para tornar asescolas eficazes e educacionalmente inclusivas.





Em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece a educação como direito básico humano em seu artigo 26º. Porém, na prática, muitos grupos não têm acesso a este direito. Por este motivo os principais instrumentos internacionais e documentos sobre o desenvolvimento explicitaram mais detalhadamente o que quer dizer ter acessoaos direitos da educação.
Assim todos os dias milhões de adultos e crianças são violados em seus direitos. No que tange à educação os grupos mais vulneráveis são: os pobres que vivem nas periferias, zonas rurais ou favelas, refugiados de situações de conflito, meninas e mulheres, indígenas, migrantes, pessoas de grupos minoritários linguísticos, crianças de rua, infectados por VIH/SIDA ou outrascondições de saúde, pessoas com deficiência.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989), baseia-se quatro princípios que fundamentam todos os outros artigos, que são:
- Não discriminação, que faz referência especícifica a crianças com deficiência. (Artigo 2);
- Interesse superior da criança. (Artigo 3);
- Sobrevivência e desenvolvimento. (Artigo 6);
- Opinião da criança.(Artigo 12).
Este documento apresenta uma nova base, quando passa a considerar a visão das crianças, pois as Convenções anteriores reconheciam apenas os pais como parte opinativa.
Nas décadas que sucederam à Declaração Universal, percebe-se a grande distância entre o ideal e a realidade apresentada. Assim, nos anos 80, o progresso relativo à educação desacelerou e em vários países até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!