educação inclusiva

Páginas: 7 (1748 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Experiências Educacionais Inclusivas no
Município de Passos/MG
Neuza Maria Funchal Paiva*
Educação: direito fundamental de cada cidadão, garantido pela lei maior, a Consti­tuição Federal, resguardado também pela Lei de Diretrizes e Bases e Estatuto da Criança e do Adolescente.
O texto que descreverei abaixo é um prelúdio da experiência que nos remeterá à etapa inicial da Educação Inclusivaem nosso município; vivência assaz e significativa no percurso de uma trajetória cheia de anseios, medos e buscas, entretanto, edificante e verdadeira saga vivida por uma menina chamada Pollyane.
No ano de 1991, uma recém formada professora, a professora Zâine, inexperien­te, fora designada para assumir uma sala de aula com turmas multiseriadas, em uma distante zona rural. Na época foraprocurada por um pai que desejava matricular sua filha, que já havia freqüentado dois anos em uma escola para deficientes mentais, na qual não aprendera nada. Questionado se a criança era portadora de problemas men­tais, o pai respondera que ela era deficiente visual.
A professora disponibilizou a vaga para Pollyane na escola e se surpreendeu com a inteligência daquela menina.
As dificuldades forammuitas...
Caminhavam, se é que se pode dizer caminhavam pois Pollyane era arrastada pela professora, por doze quilômetros para chegar até a escola; as estradas eram in­transitáveis pelos veículos. A linha não possuía transporte escolar nem ônibus de pas­sageiros.
Em sala de aula, Pollyane participava de todas as atividades demonstrando sua grande vontade de aprender, assim como os demais colegas.Preocupada em atender todas as crianças, e em especial Pollyane, Zâine levava seus cadernos e transcrevia com letras grandes, traçadas em três linhas, as atividades do livro didático e os outros exercícios que ela passava no quadro negro para os outros alunos. Pollyane não enxergava, não tinha a visão perfeita como seus colegas e com­pensava esta deficiência resolvendo as situações problema e oscálculos matemáticos com extrema facilidade.
A alfabetização de Pollyane aconteceu com num passe de mágica, com um es­talar de dedos. A menina ouvia a leitura de um texto e o contextualizava com tamanha desenvoltura que dava gosto. Produzia textos com alto nível lexical e semântico. O pro­cesso pelo qual Pollyane aprendia ia além do aprender a ler e a escrever, o letramento figurava pleno no seuaprendizado.
*Pedagoga, Coordenadora da Formação Continuada da Rede Municipal de Passos/MG e Coordenadora Geral da Educação Inclusiva no Município de Passos/MG.76
Ela surpreendia a cada dia. E ensinava os colegas, pelos quais era admirada.
Zâine tinha uma grande aliada, no trabalho com Pollyane: sua mãe. Com todo carinho que é peculiar a uma mãe, Maria José lia os livros didáticos e deliteratura, tor­nando-se freqüentadora assídua da biblioteca, auxiliando-a também nas tarefas feitas em casa.
Após três anos receberam, do Departamento Municipal de Educação, a notícia que as escolas da comunidade seriam nucleadas. Iria freqüentar uma escola maior com muitos alunos e muitos professores.
Pollyane já estava na quarta série, adaptou-se bem no novo ambiente escolar. Encontrou algumasoposições na continuidade dos estudos, porém manteve-se firme no seu propósito.
Aos vinte anos concluiu a oitava série do Ensino Fundamental, sem nenhuma reprovação.
Pollyane, exemplo positivo do saber fazer e de existência real. Equivocaram-se os que não perceberam que Pollyane é um espetáculo maravilhoso, é um perene rastro luminoso iluminando a maior caminhada que podemos fazer pela educação.Pollyane é uma luz que nunca se apagará para aqueles que a conhecem. Inclusi­ve eu, que participei da sua história.
Às escuras, outras Polyanes passam pelas nossas escolas e queira Deus que as reconheçamos.
Nesse contexto, alguns alunos com outras deficiências foram atendidos na rede Municipal e, a partir de 2005, uma nova visão de educação veio contribuir para a melho­ria do trabalho dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!