educação inclusiva

Páginas: 10 (2458 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
Escola Estadual Vinícius de Moraes
Curso Técnico Normal Médio








A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O DESAFIO DE COMO ENSINAR ALUNOS COM
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
RAIANE DE ALMEIDA






Naviraí-MS
2012
Escola Estadual Vinícius de Moraes
Curso Técnico Normal Médio






A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
O DESAFIO DE COMO ENSINAR ALUNOS COMNECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
RAIANE DE ALMEIDA



Trabalho apresentado no segundo módulo do Normal Médio A, disciplina de Educação Inclusiva da professora Wanieyri.


Naviraí-MS
2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos discutir e entender, como todos sabem é um ensino centrado nos alunos especiais e em suas necessidades, criando uma espécie de ponte para que esses alunos comdeficiência possam estudar e explorar horizontes de ensino na experiência de aprendizado. Veremos também qual é sua importância, por que existe tanto conflito nela, entre outros assuntos. Sabemos que nos dias de hoje ainda esta um pouco mais fácil lidar com a necessidade especial, pois o preconceito diminuiu, e a desigualdade social também. Mas quando eu digo que diminuo eu não quero dizer que acabou,por que ainda existem muitas pessoas que sofrem com o preconceito.




















EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação inclusiva é uma educação voltada de TODOS PARA TODOS onde os ditos "normais" e os portadores de algum tipo de deficiência poderão aprender uns com os outros. Uma depende da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A educação inclusiva noBrasil é um desafio a todos os profissionais de educação.
A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas tem que dar condições e especializações aos profissionais, para que os objetivos e o desenvolvimento aconteçam.
Percebemos ao longo da história e, também na atualidade, que a maioria dos profissionais envolvidos na educação não sabe ou desconhecem a importância e adiferença da educação especial e educação inclusiva. Por essa razão, veio a realização deste artigo para o esclarecimento das pessoas envolvidas na educação e interessados.
Primeiramente, quando descobrimos uma determinada deficiência em uma pessoa ela deveria ser encaminhada aos profissionais especializados: psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e pedagogos especializados, entreoutros. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento físico e também cognitivo desse educando tão especial.


A CRIANÇA ESPECIAL E A ESCOLA


A criança portadora de necessidades especiais, como qualquer outra criança tem o direito de cursar uma escola e ter expectativas em relação ao seu futuro. Mas infelizmente, ainda no século XXI, existe um preconceito exagerado por parte dasociedade em geral e o mais grave: por parte daqueles que deveriam vir a lutar e dar exemplos dentro de uma sociedade, que são os educadores. Isto infelizmente ocorre em todo o segmento educacional brasileiro. Mas ainda existe pessoas e profissionais que vem trabalhando para minimizar essa vergonha que é o preconceito por parte dos educadores.
Como vem realizando a Psicóloga Marilda Da Silva na escolaCarlos Saloni, em São José dos Campos (SP), onde aos poucos foi abrindo espaço para crianças com os mais diferentes tipos de deficiências. Ela relata que as crianças a ensinaram muito, melhorando-a como profissional e também como ser humano. Ela enfatiza que a diferença só acrescenta.
No início, como tudo que é novo causa muitas ansiedades, foram necessárias reuniões periódicas com todos osprofissionais, mas hoje os encontros são mais esporádicos. Todas essas reuniões serviram de estímulo para esses profissionais, pois as aulas foram melhores preparadas enfatizando a socialização.
Infelizmente, essa é uma realidade e um sonho distante, de realmente incluir essas crianças em escola comum e atingir todos os objetivos, almejados por pessoas como, por exemplo, Hellen Keller. (Publicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!