Educação inclusiva

Páginas: 9 (2230 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
4


1 INTRODUÇÃO

Através do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, realizou-se um trabalho docente junto ao Centro de Educação Infantil Alegria de Viver, com uma sala de pré II sito a Rua Primavera nº 250 em Planalto Alegre, com a prof ª regente Marta Gazoni. A qual foi desenvolvida atividades planejadas, na Educação Infantil Pré II.

A escola atende hojeaproximadamente 80 (oitenta) crianças em dois turnos, manhã e tarde. Conta com um quadro de 9 (nove) funcionários, nos quais são 3(tres) professoras efetivas, 2(duas) serventes, 1(uma) professora de educaçao fisica, 1(uma) professora de informática e 1(uma) professora de biblioteca.

A escola tem como base o seu PPP que visa a formaçao do aluno como cidadão autonomo e responsável pelos seus atos,envolvendo todo o corpo técnico da escola e os familiares dos mesmos.

A comunidade junto a escola tem procurado desenvolver um trabalho coletivo direcionado ao desenvolvimento do aluno , onde todos os seguimentos da escola e da sociedade se sintam responsáveis pela formaçao educacional e também profissional dos educandos como cidadão autonomo, ajudando no senso critico comum, no desenvolvimentofisico e social, permitindo a participação de todos neste processo.

5

2 RELATORIO DE OBSERVAÇÃO

O estágio de educação infantil foi realizado junto ao Centro de Educação Infantil Alegria de Viver, sito a Rua Primavera nº 250, em Planalto Alegre. A escola atende hoje aproximadamente 80 (oitenta) crianças em dois turnos, manhã e tarde. Tem duas salas grandes, um refeitorio grande, duasserventes,um parque com bastante espaço para as crianças brincarem, com dois banheiros cada sala, uma sala para as professoras e um banheiro, o pre é todo cercado e muito colorido, desde os muros ate a sala de aula, tudo muito bem conservado e cuidado por todos.

O planejamento é de acordo com o PPP e mensalmente é parado e planejados as atividades do mês que ira ser trabalhada com ascrianças. Sempre visando a formação do aluno como cidadão autonomo e responsável pelos seus atos. A escola disponibiliza para as crianças TV , dvd, aparelho de som e demais material que necessite.

A sala é bem grande e arejada com bastante espaço e bem iluminada. Nas paredes tem varias atividades exposta feitas por eles . Tem 19 alunos quatro mesas com 5 cadeiras cada, uma lousa , um armário.
Aprofessora com quem estagiamos tem formaçao superior e pós graduaçao em educação, leciona a 22 anos.

6


3 RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO

A educação infantil é um tipo de ensino que muito cresceu no Brasil, disparou o número de crianças nessa modalidade.
Apesar desse grande crescimento, ainda é pequeno o percentual de crianças atendidas, pois é preciso entender que a educação é uma práticasocial que precisa da contribuição das áreas da política do conhecimento.
As políticas voltadas para a Educação infantil devem contribuir em âmbito nacional, estadual e municipal para uma política para a infância.
Com objetivo de fortalecer parcerias para assegurar nas instituição competentes o atendimento integral à criança, considerando seus aspectos físico, afetivo, cognitivo/linguísticosociocultural, bem como as dimensões lúdicas, artística e imaginária.
A pedagogia para a Educação infantil, que alguns teóricos tratam como pedagogia da infância, enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências de forma lúdica, informal e o direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Vimos que a Educação Infantil, no Brasil aconteceu algum tempo depois da queexistia na Europa. Podemos enteder que:

[…] uma instituição e um professor podem trabalhar adequadamente
com as crianças, a partir da mais tenra idade, se não se preocuparem
com os direitos e deveres de cidadania, a criticidade, ajudando as
crianças a expressarem suas ideias, seus pontos de vista, concordâncias
e discordâncias[...]. (WOLFF, 2008, p.82.)

A organização do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!