Educação inclusiva

Páginas: 24 (5936 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Introdução

Esta pesquisa originou-se pela percepção da necessidade de estudos que busquem ouvir o professor que recebe alunos com necessidades educacionais especiais em sua sala de aula, considerando que a inclusão representa um desafio para esses professores que, de modo geral, não possuem formação em Educação Especial. Compreender o ensino do ponto de vista do professor é tambémcompreendê-lo por quem se faz sujeito da história. Por isso, esta investigação buscou conhecer as histórias de vida de três professoras de uma escola pública do município de Santa Maria/RS.
As histórias de vida dessas docentes remetem aos percursos de formação e autoformação implicados na constituição pessoal e profissional do professor enquanto sujeito que aprende, possibilitando uma aproximação dasrepresentações em relação à inclusão, as quais permitem entender a forma como percebem esse processo.
Este estudo apresenta alguns pontos que se sobressaem nas histórias de vida, possibilitando compreender como as professoras aprendem a trabalhar dentro da perspectiva da inclusão e de que forma constróem seus saberes.

A pesquisa

As três professoras que colaboraram com esta pesquisatrabalham na mesma escola. Essa escola é pública, da rede estadual de ensino de Santa Maria/RS. A escola foi uma das primeiras, na implementação do processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em classes regulares de ensino deste município.
Utilizamos dois elementos básicos: observação e entrevista. Para Ludke; André (1986), a observação possibilita um contatopessoal e estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado e permite aproximar-se da “perspectiva dos sujeitos” e do significado que eles atribuem à realidade e às próprias ações.
As observações realizadas tiveram, como objetivo único, a aproximação com o cotidiano da escola, pois, este era praticamente desconhecido para nós. Além disso, permitiram estabelecer vínculos de confiança com asrespectivas professoras. Conforme Neto (2001) devemos buscar uma aproximação com as pessoas que farão parte do estudo, e essa “deve ser uma aproximação gradual, onde cada dia de trabalho seja refletido e avaliado, com base nos objetivos preestabelecidos” (p. 55).
Esta aproximação inicial promove um contato informal e espontâneo que se traduz em diálogo e cooperação. Então a cooperação surge comoresultado de um processo de conquista da confiança do colaborador que agora está envolvido na pesquisa.
A entrevista é fundamental no trabalho com história de vida, porque cria uma relação de intervenção e influência recíproca entre pesquisador e colaborador, possibilitando a captação imediata da informação desejada.
As entrevistas foram realizadas no período de março a junho de 2004,sendo que as datas e horários foram definidos mediante a disponibilidade das professoras colaboradoras.
Para favorecer o processo de rememoração das histórias de vida e a narrativa das mesmas, optamos por dividir as entrevistas por temas e em tópicos, os quais poderiam ser abordados pela entrevistada livremente conforme sua preferência. A cada encontro foi entregue uma cópia do roteiro para quepudesse ser lido e desenvolvido na ordem desejada. Assim as entrevistas foram sendo conduzidas de acordo com a fluência da narrativa, podendo estender-se por vários encontros, como também podendo ser abordado mais de um tema em um único encontro.

Construindo Saberes

A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, doensinar e do aprender. Com ela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor, é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispôs de formação para tal.
Com isso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para escola de modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!