Educação inclusiva

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
TCD: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A EDUCAÇÃO ESPECIAL e a EDUCAÇÃO INCLUSIVA no cenário brasileiro: contextualização do problema
O conceito de Educação Especial está diretamente relacionado à LDB que rezaser a Educação Especial, “modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (LDB, 9.394/96, V, art. 58).Quando da conceituação de Educação Especial temos que ter em mente três aspectos:
1- É uma modalidade de educação escolar.
2- É oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino.
3- Éoferecida para portadores de necessidades especiais.
O que caracteriza os alunos com necessidades educacionais especiais são os seus comportamentos particulares que impedem os encaminhamentos rotineiros daspráticas pedagógicas em sala de aula, uma vez que é necessário que o professor faça ajustamentos curriculares, porque caso não haja, os alunos não conseguirão realizar as aprendizagens ao nível desuas capacidades e potencialidades.
Os alunos se diferenciam por seus ritmos de aprendizagem, podendo ser lento ou acelerado. Apresentam dificuldades de aprendizagem, que nenhum médico, psicólogo oufonoaudiólogo conseguiu identificar qualquer causa orgânica ou a ela relacionada.
A expressão “necessidades educacionais especiais” tem como escopo abarcar um grupo maior de característicascomportamentais.
A oferta de Educação Especial preferencialmente na escola de ensino regular, veio ganhar mais força não com a CF/88 , mas sim com a promulgação da Lei 9.394/96, confirmando o dever do Estadocom relação à oferta da educação pública, garantindo o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
Com apromulgação da Lei 9.394/96 as instituições especializadas, tais como, “Apaes” e “Pestallozzis” passaram a se organizarem semelhantemente às escolas de ensino regular.
A Educação Especial veio reforçar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!