Educação inclusiva

Páginas: 22 (5472 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO REGULAR

Andréa de Souza Cordeiro

Cristina Kuroski

RESUMO: Este trabalho tem por temática os Transtornos Globais do Desenvolvimento e suas relações com a educação analisando de um modo geral a discussão e reflexão acerca das dificuldades colocadas para as instituições de Educação Infantil frente aodesafio da inclusão de crianças com TGD no ensino regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 determina que as pessoas portadoras de necessidade especiais, abrangendo as portadoras de deficiência, sejam incluídas em salas e escolas de ensino regular inclusive nas instituições de Educação Infantil. No entanto, a concretização da Lei esbarra em inúmeras dificuldades uma vez que a inclusãoimplica também em amplos processos de organização pedagógica e o consequente domínio de saberes/conhecimentos que possam proporcionar ações inclusivas.

 PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Educação especial; Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

INTRODUÇAÕ

Neste estudo tratamos sobre a questão da Inclusão de Crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento no EnsinoRegular.

Sobre a questão proposta, no meio escolar, discute-se, freqüentemente, se esses alunos podem se beneficiar de sistemas inclusivos de ensino em virtude de acentuadas necessidades especiais relativas às particularidades em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) e as Diretrizes nacionais para aeducação especial na educação básica (BRASIL, 2001) condenam a exclusão social com base nos padrões de normalidade. Elas entendem a educação como principal alicerce da vida social, capaz de construir saberes, transmitir e ampliar a cultura, consolidar a liberdade humana e a cidadania.

Os principais conceitos e análises foram fundamentados em Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil,Política Nacional de Educação Especial, Estatuto da Criança e do Adolescente e Declaração de Salamanca(1994).

O presente estudo se justifica pela necessidade de se discutir a inclusão de crianças com TGD no Ensino Regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apresentando as seguintes contribuições para a inclusão escolar dessas crianças, enriquecer e diversificar o processoensino/aprendizagem. No entanto, embora haja amparo legal no sentido de apoiar alunos acometidos de TGD, incluindo-os em classes com os pares da mesma faixa etária, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, os professores desconhecem formas de lidar com essa questão. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir odesenvolvimento na escola. Essas crianças precisam de ajuda na aprendizagem, e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Nessa perspectiva, a escola tem que estar aberta a diversidade de problemas em relação a seus alunos, implicando em mudanças no atual paradigma escolar. Mesmo com os avanços significativos em relação à inclusão, esta ainda é umdesafio para a maioria dos educadores. A escolha deste tema visa compreender como deve ser este novo paradigma, de forma a auxiliar no fazer pedagógico pessoal e dos demais professores.

Finalmente, constatamos que a inclusão de alunos com TGD no sistema comum de ensino requer não apenas a aceitação da diversidade humana, mas implica em transformação significativa de atitudes e posturas,principalmente em relação à prática pedagógica, à modificação do sistema de ensino e à organização das escolas para que se ajustem às especificidades de todos os educandos.

2 A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL

A inclusão de crianças acometidas de deficiências no ensino regular tem se apresentando como uma realidade impensada há algumas décadas. A discussão sobre a inclusão de alunos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!