EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
A atuação pedagógica dos professores da rede de ensino regular é um dos temas de maior relevância na atualidade entre os profissionais da educação e da sociedade, ainda mais quando se trata de educação inclusiva, educaçãoessa que tem como objetivo sua aplicação voltada a portadores de necessidades especiais diversas, sendo que sua aplicação exige muito mais do que conhecimento técnico dos profissionais em questão, trataremos desses e outros pontos importantes a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO
Uma escola em Taubaté “Alice Nader Zarzur” (Interior do estado de São Paulo) pratica desde a sua fundação (1975) a educaçãoinclusiva, atendendo alunos com diferentes tipos de necessidades especiais da cidade e da região.

Segundo seus gestores, o objetivo inicial no atendimento era o da “integração social” das pessoas com deficiência, tirando as do mundo segregado na qual viviam para que pudessem aprender e a conviver junto com outras crianças não portadoras dessas necessidades.
Em 1978, a escola decidiu partir para a“verdadeira inclusão”, colocando as pessoas com deficiência dentro das salas de ensino regular.
Todo esse empenho colocou à escola como pioneira e modelo em sua região, atendendo alunos com deficiência de diversas cidades ao redor; e todo esse esforço por parte da escola gerou grande reconhecimento por parte de diversos órgãos ligados à educação inclusiva e a mídia como um todo.
Hoje atende 40alunos com deficiência em suas salas de aulas.
A maior dificuldade da escola é que a mesma não pode dar tratamento clínico aos alunos, só auxílio pedagógico, exigindo assim que os alunos sigam com seus tratamentos psicológicos, fisioterapêuticos, médicos e fonoaudiológicos fora dela.
Quando esses tratamentos acima citados não existem ou são interrompidos, dificultam o aluno a conseguirreconhecer a figura do professor, assimilar a ideia de tempo, de obrigações e de espaço e esse é um dos maiores desafios segundo os educadores, ou seja, apesar de a escola e seus profissionais estarem preparados para receberem alunos com necessidades especiais tanto na parte de adaptação física e estrutural do prédio, quanto à capacitação de seus educadores, quando não existe um apoio necessário deoutros profissionais fora da escola, isso dificulta a assimilação de informações por esse aluno.

Já na cidade de São Bernardo do Campo (Sp) “Escola Helena Zanfelici”, podemos citar o caso da aluna Izabelly que é uma estudante com paralisia cerebral.

Ela frequenta a escola acima citada e diferente do outro caso estudado ela se beneficia de uma política pública que lhe garante alguns benefíciosalém da escola, como: transporte adaptado, atendimento escolar especializado, computador com acionador (adaptado para sua deficiência) e ações de ensino colaborativas entre outras condições necessárias para que possa dar a educação inclusiva.

Os gestores dessa escola dizem que para que como casos semelhantes a esse sejam possíveis, eles estão aprendendo a valorizar e incentivar a autonomia dacriança, mostrando que essa tem condições de cursar o ensino regular.

A escola “Helena Zanfelici”, desde sua fundação em 1995, quando ainda ocupava um barracão de madeira muito precário, já recebia alunos com deficiência no ensino regular. Um dos maiores desafios observados era o de recorrer a verbas da própria escola para fazer adaptações do mobiliário ou outras medidas necessárias parareceber esses alunos. Já pensando nisso, um novo prédio foi construído e já preparado para acessibilidade.

Outra coisa importante a observar é que toda escola trabalha com um planejamento anual que define metas de aprendizagem. Essas metas seguem as orientações propostas pela Secretaria Municipal de Educação de cada cidade e devem ser adaptadas à realidade da escola. Como comenta Éder Garcia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Eduacação peagógica inclusiva do professor na educação básica
  • A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!