Educação formal e informal

Páginas: 9 (2145 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
DISCIPLINA: GINÁSTICA GERAL
PROFESSOR (a):



EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL

ALUNOS (a):

CURSO: EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA (1ºB)

ALUNOS (a):

EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL
O trabalho apresentada aos alunos de educação física de graduação da universidade santa Terezinha-anhanguera como requisito parcial para a obtenção do titulo de licenciatura em educação física, sob aorientação da prof.(a): Régia Cristina

BRASILIA
2013

Sumário
1 intrudução 4
2 Desenvolvimento 5
A origem da educação formal: 5
Conceito de educação formal: 5
Benefícios da educação formal: 6
Educação formal para adultos: 7
A origem da educação informal: 7
Conceitos de educação informal: 8
Os benefícios que a educação informal: 8
A interação da educação formal com a educaçãoinformal: 8
3 conclusão 10
Referencias 11

1 intrudução

Este trabalho tem como objetivo a intenção de contribuir para as discussões referentes à compreensão do campo da educação formal e informal, Contribuindo com a disseminação do conteúdo relacionado esclarecendo o tema, explicando seus conceitos, os benéficos referentes a os cidadãos que as recebem.
Contudo tendo como objetivoprincipal a conscientização dos alunos sobre a importância da educação na construção na vida de um cidadão. Dessa forma buscamos a reflexão sobre o tema.

2 Desenvolvimento

A origem da educação formal:
A educação formal e uma instituição muito antiga, cuja origem está ligada ao desenvolvimento de nossa civilização e ao acervo de conhecimentos por ela gerados. As citações apresentadas a seguir,extraídas de um relato que descreve a China no século XI, mostram que o sistema educacional chinês tinha, já nessa época, as principais características da educação formal, como a conhecemos hoje.
As semelhanças começam pela estrutura física das escolas: Situadas em pequenas propriedades cuja terra fornecia rendimentos para mantê-las, todas as escolas possuíam salas de aula, um conjunto detextos oficialmente impressos e um espaço em separado em que funcionava um templo de Confúcio, onde se realizavam cerimônias semi-religiosas de caráter edificante. Além disso, algumas tinham bibliotecas consideráveis, abertas ao público: a Escola do Condado de Wu-yuan, na província de Liang-Tse, por exemplo, reunia mais de 1.400 volumes.
Essas semelhanças continuam no conteúdo, na metodologia e Nasestratégias: O caminho do sucesso acadêmico era árduo. O currículo era estreito, Focalizado inteiramente em obras literárias e filosóficas canônicas, suplementadas por comentários oficialmente aprovados sobre os mesmos textos. Os estudantes memorizavam preceitos e debatiam interpretações, enquanto os candidatos aos concursos poliam suas habilidades na composição em prosa e verso nos estilostradicionais. E incluem também hábitos e deformações: Antes das provas alguns estudantes rezavam, mas outros tomavam medidas mais práticas para melhorar as suas chances: a fraude ou o favoritismo. Os estudantes eram revistados para ver se não traziam cola e, após o exame, escreventes faziam cópias das provas para passá-las aos examinadores, preservando assim o anonimato dos estudantes de caligrafiadiferenciadora.

Conceito de educação formal:
A educação formal e comumente identificada com a educação escolar, e é entendido como o tipo de educação organizada com uma determinada seqüência e proporcionada pelas escolas, com uma estrutura, um plano de estudo e papéis definidos para quem ensina e para quem é ensinado. Conduz normalmente a um determinado nível oficializado por um diploma.
Pode serresumida como aquela que esta presente no ensino escolar, “sistema educativo”, institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, começando desde o jardim-de-infância ate os mais elevados níveis da universidade. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação formal e educação informal
  • Educação formal, não formal e informal
  • Educação formal, não-formal e informal
  • Educação Formal e Informal
  • educação formal e informal
  • Educação Não Formal e Informal
  • Educação Formal e Informal
  • Educação formal e informal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!