Educação fisica

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
FACULDADE BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA





KATIANI DORZENONI CARDOSO
KEYLLA MATOS LIRIO
POLIANA GOMES
RENATA SILVA
TAMYRES RAMOS DE OLIVEIRA





RELATORIO – PRATICA DE ENSINO II











VITÓRIA - ES
2012
KATIANI DORZENONI CARDOSO
KEYLLA MATOS LIRIO
POLIANA GOMES
RENATA SILVA
TAMYRES RAMOS DE OLIVEIRA











RELATORIO – PRATICA DE ENSINO IITrabalho apresentado à disciplina de Pratica de Ensino II do Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Brasileira – UNIVIX, como requisito para avaliação.


Orientadora: Profª Julia Falcão.





VITÓRIA - ES
2012

SUMÁRIO

1-Introdução/Apresentação 03

2-Desenvolvimento 04

3- Entrevista com a professora Nilcélia Prates 06

4- ConsideraçõesFinais 09

5- Referências 10

6- Anexos 11





































1.INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatório é abordar a relação da dança com a Educação Física e também mostrar rotina da professora Nilcélia Prates e os benefícios que a dança proporciona as mulheres tendo como base acompanhamentos de aulas de dança do ventre.










































2.DESENVOLVIMENTONosso grupo acompanhou por alguns dias aulas de dança do ventre no Espaço de Danças Orientais Nilcélia Prates, localizado na Avenida Região Nordeste, 642, Barcelona, Serra-ES, tivemos a oportunidade de conhecer a rotina da professora Nilcélia Prates que dedica-se à dança do ventre a mais de 15 anos.

A dança do ventre e uma dança de origem oriental cujo surgimento não se sabe ao certo, porém o maisaceita diz que surgiu no Antigo Egito onde as mulheres dançavam em reverência as deusas e tinha o objetivo de preparar as mulheres através de ritos religiosos se tornarem mães. É uma dança composta de movimentos semelhantes à de uma serpente, com ondulações abdominais, vibrações e rotações, muitas vezes esse movimentos são acompanhados de objetos como véus, cálices, espadas até mesmo cobras.

Adança do ventre sofreu modificações durante o passar dos anos perdendo em algumas regiões seu caráter religioso, e se aproximando da cultura. Segundo Oliveira 2004, cultura pode ser definida pelos aspectos não-biologicos da vida humana incluindo os valores morais, os costumes e as tradições de um povo, promovendo uma interação de acordo com o ambiente que esta inserida.

O Espaço de Danças OrientaisNilcélia Prates é voltado a mulheres de toda idade, com aulas de básico I e II, de infantil à terceira idade; intermediário I e II, para quem possui certo conhecimento de dança; avançado I e II, para as que sonham em se tornar uma profissional da dança e prepararem-se para a prova de capacitação do SATEDES (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Espírito Santo); e a últimaetapa - o Profissional - especialmente para professoras.

Não tivemos a oportunidade de acompanhar as aulas ministradas pela professora Nilcélia Prates e sua Estagiária Aparecida Gadenha, pois as mesmas estavam ensaiando suas alunas para o evento Rás Festival 2012 que aconteceu no dia 23 de novembro no teatro da UFES. Segundo a professora Nilcélia Prates o evento tem como objetivo mostrar a dançaoriental para o mundo com feiras de artigos orientais e vários grupos de dança do ventre.
Os ensaios acontecem aos sábados às 14 horas na casa da professora, que foi adaptada para receber suas aulas, no decorrer dos ensaios a professora/proprietária e sua estagiária formada e qualificada na área de Balet, conversam com suas alunas sobre os movimentos realizados durante as aulas, cada detalhe éminimamente observado pela professora que sobe em um banco é observa tudo lá de cima, com por exemplo, posicionamento das mãos e movimentação do véu. As aulas vestem um lenço na cintura com pequenas “moedas” que ao se movimentar produz um som semelhante ao chocalho da cobra cascavel, também seguram taças com velas acesas que ajuda na movimentação do corpo.

A postura também é fundamental e muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!