EDUCAÇÃO FISICA

Páginas: 14 (3477 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014

UMA INVESTIGAÇÃO NAS INSTALAÇÕES ADAPTADAS NA ESCOLA PÚBLICA DE BILAC E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Vieira ., Leandro
Leandro.bilac12@hotmail.com

RESUMO
Foi aplicado um questionário para os professores da escola pública tendo em vista suas opiniões sobre sua metodologia e sua formação, e outro questionário para os responsáveis pela escola que visava responder sobre asadaptações na infra-estrutura do local, a fim de que os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) pudessem se locomover livremente. O objetivo desse trabalho foi pesquisar se as instituições de ensino público se encontram adequadas tanto profissionalmente (professores de Educação Física) quanto estruturalmente para receber os alunos PNE. Foi constatado que grande parte das escolas não oferececondições necessárias para uma educação de qualidade.
Palavras-chaves: Portadores de necessidades especiais, Ensino publico, Educação física.
INTRODUÇÃO
Algumas questões nesse processo de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas aulas do sistema regular devem ser pensadas; será que a escola está preparada para receber estas crianças, tanto no sentido de adaptação para acessibilidadequanto no apoio necessário aos professores? Será que a formação acadêmica dos professores possa de fato capacita-los a lidar com tais alunos, como os professores se comportam diante de ingressantes portadores de algum tipo de deficiência? Desse modo muitos professores privam seus alunos especiais de experiências motoras e recreativas o que poderá acarretar na maioria das vezes conseqüênciasirreparáveis.
A algum tempo acreditava-se que as crianças especiais teriam melhores resultados se fossem atendidas de forma especiais, no caso da educação física não podendo praticar atividades vigorosas de forma segura e com sucesso pois tinham limitações. Houve mudanças de metas com base no modelo de direitos humanos e direitos sociais que possibilitaram os direitos iguais para todos.
A EducaçãoFísica não pode ser tão limitada a ponto de tirar uma criança da convivência de outras por questões banais, pois a convivência com outras pessoas faz com que se tornem pessoas conscientes para as questões da vida e suas possibilidades. Só se deve colocar uma criança especial numa sala de ensino especial quando o progresso do aluno estiver seriamente comprometido, assim muitos professores do ensinoregular dão prioridade a integração, entretanto é preciso que verifiquem a viabilidade total do programa de inclusão com objetivo de maiores benefícios para o aluno especial. É fundamental que pesquisas sejam feitas para visualizar como o processo de integração está sendo positivo tanto para alunos especiais como para outros alunos.
Por fim, as informações precisas devem ser feitas de instrumentosválidos de medição e avaliação dessa realidade para colaboração do processo de disseminação da informação entre professores e alunos envolvidos, para conseguir uma melhor condição de vida e educação para as crianças com necessidades especiais.

REFERENCIAL TEÓRICO

A educação é um direito de todos, pois todas as pessoas têm direito a educação sejam elas PNE ou não, dessa forma a constituiçãolhe dá esse direito e a LDB op.cit Oliveira (2003) vem ratificar essa informação.
A Constituição Federal, capítulo II, seção I, art. 206, afirma que "a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade". O art. 208 inciso III ressegura que “o portador de deficiência tem direito ao atendimento na rede regular de ensino”.Por último, a lei Federal 7853/89 dispõe sobre o apoio aos deficientes e sua integração social, definindo o preconceito como crime. Nesse sentido, nenhuma escola ou creche pode recusar, sem justa causa, o acesso de um deficiente a sua instituição. (web)

A LDB n°9394/96 em seu Artigo 58 op. Cit. Fernandes (2002) diz que entende-se:
“Por educação especial, para os efeitos desta lei, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!