Educação fisica

Páginas: 17 (4039 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
A CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS
CLASSIFYING MOVEMENT SKILLS: A CASE FOR MULTIDIMENSIONAL MODELS

David L. Gallahue*

RESUMO
As habilidades de movimento podem ser classificadas de diversas formas. Esquemas unidimensionais têm sido utilizados para classificação das habilidades de movimento. Entretanto, são limitados com relação a suautilidade em termos do “mundo real” das situações de movimento. De certa forma os esquemas bidimensionais são melhores por serem mais abrangentes, todavia, ainda lhes falta a “realidade global” de esquemas multidimensionais. Os esquemas mais complexos em cinco dimensões nos oferecem um método para compreendermos os aprendizes em todos os níveis de habilidade e traduzir esse entendimento em ação por meiode um ensino eficaz. Palavras-chave: Habilidade. Modelos. Movimento. Padrões Motores.

_______________________________________________________
INTRODUÇÃO

Há uma variedade de esquemas para se classificar as habilidades de movimento. Tradicionalmente, a maioria tem sido unidimensional e responde por apenas um aspecto de uma habilidade de movimento em particular. Dois esquemas bidimensionaissão mais compreensivos e nos permitem observar a habilidade de movimento sob dois aspectos ao mesmo tempo. Ao longo dos anos, este tem sido o modelo defendido pelo autor e promovido em seus livros (GALLAHUE; CLELAND, 2003; GALLAHUE; OZMUN, 2002). Fazendo-se uma reflexão, parece apropriado que observemos além das visões uni e bidimensionais de classificação da habilidade de movimento e, ao invésdisso, consideremos o movimento como “realmente é” – um fenômeno multidimensional que inclui essas abordagens, mas não se limita a elas. Com base nesse conceito, esse artigo primeiramente proporciona uma visão geral de

cinco esquemas classificadores unidimensionais seguidos por dois esquemas bidimensionais. Em seguida, observa-se mais rigorosamente como esses esquemas podem ser combinados paraacomodar uma variedade de modelos multidimensionais. Finalmente, avaliaremos por quê e quando devemos utilizar diversos modelos multidimensionais com base nos requisitos da tarefa de movimento em particular, na biologia daquele que se move, e nas condições do meio ambiente de aprendizagem.
ESQUEMAS UNIDIMENSIONAIS

Quatro maneiras de classificar as habilidades de movimento junto a uma únicadimensão ganharam popularidade ao longo dos anos, a saber: (1) os aspectos musculares, (2) os aspectos temporais, (3) os aspectos do meio ambiente, e (4) os aspectos funcionais. Cada um é brevemente discutido e apresentado visualmente no Quadro 1.

*

Professor Doutor e Chefe do Departamento de Saúde, Educação Física, Recreação e Dança, da Universidade da Indiana – EUA.

R. da Educação Física/UEMMaringá,v. 13, n. 2 p. 105-111, 2. sem. 2002

106
Função Intencional da Tarefa de Movimento Contexto do meio ambiente da tarefa de movimento Condições Reguladoras Imutáveis* + Sem variabilidade entre as tentativas = Tarefa de movimento completamente fechada Condições Reguladoras imutáveis* + Variabilidade entre as tentativas = Tarefa de movimento moderadamente fechada Condições Reguladoras emMovimento** + Sem variabilidade entre as tentativas = Tarefa de movimento moderadamente aberta Estabilidade sem Estabilidade com Locomoção sem manipulação manipulação manipulação -Sentar em uma cadeira -Arremessar uma bola em -Caminhar sobre uma -Ficar em pé em algum um alvo superfície plana lugar -Chutar uma bola parada -Saltar para uma altura fixa -Sentar em cadeiras -Arremessar uma bola no-Caminhar sobre um fixadas em diversas alturas alvo em diversas alturas tambor -Levantar-se de cadeiras -Chutar diferentes tipos de -Saltar em diversas alturas fixadas em diversas alturas bolas paradas -Ficar de pé sobre uma escada rolante em movimento -Exercício de sentar sobre uma bola grande -Ficar de pé sobre uma escada rolante em movimento -O exercício de sentar sobre uma bola grande com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!