educação fisica

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução
O nosso trabalho fala sobre as lutas das olimpíadas com Judô, Boxe, taekwondo, Esgrima e luta Greco-Romana.O Judô foi criado no Japão pelo professor Jigoro Kano que depois de estudar o jiu-jítsu ele julgou necessário criar um estilo de luta menos violento.O boxe remontado aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essaslutas com as mãos descobertas eram freqüentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Taekwondo é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas deSeul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial. A esgrima em si tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Luta Greco-Romana foi criada há milhares de anos por um hóplita grego chamado Clodoviu, que incapaz de seguraruma lança e escudo, resolveu usar de táticas sujas, para compensar sua debilidade.



Judô
Não existem dúvidas de que foi no Japão que a prática das artes marciais se firmou e floresceu, partindo para o mundo como um esporte internacional, dividido em uma série de modalidades. Durante o período feudal do Japão, no apogeu dos samurais, foram desenvolvidos sistemas de lutas com e sem armas. Aarte de combater sem armas fez surgir novas escolas. Sobreviveram, no final, dois tipos de combate: o sumo, que é a luta corporal, e o jiu-jitsu, com base na habilidade.

Jigoro Kano, professor e estudioso do jiu-jítsu, julgou necessária a criação de um estilo menos violento. Para isso, fundou em 1882 sua própria escola, a Kodokan, passando a ensinar uma nova modalidade, a qual chamou judô,palavra surgida dos conceitos "ju" (suave) e "do" (caminho) e que pode ser traduzida como "caminho da suavidade". A intenção é o fortalecimento não só da parte física, mas da mental e espiritual, de forma conjunta.

Em 1909, o Japão recebeu um convite do Barão de Coubertin para integrar o Comitê Olímpico Internacional (COI), e Jigoro Kano foi selecionado para representar o país, tornando-se oprimeiro membro asiático da organização. Precisando de atletas e de uma estrutura organizada, o Japão criou em 1911 a Associação Atlética Amadora do Japão, e Kano foi nomeado seu presidente. O novo cargo lhe permitiu viajar ao exterior para divulgar o judô e também codificar as regras praticadas pelas diferentes escolas.
Melhores atletas brasileiros
Chiaki Ishii – Bronze (Meio-Pesado)
DouglasVieira – Prata (Meio-Pesado)
Luís Onmura – Bronze (Leve)
Walter Carmona – Bronze (Médio)
Aurélio Miguel – Ouro (Meio-Pesado)
Rogério Sampaio – Ouro (Meio-Leve)
Henrique Guimarães – Bronze (Meio-Leve)
Aurélio Miguel – Bronze (Meio-Pesado)
Tiago Camilo – Prata (Leve)
Carlos Honorato – Prata (Médio)
Atenas 2004 Leandro Guilheiro – Bronze (Leve)
Flávio Canto – Bronze (Meio-Médio)Leandro Guilheiro – Bronze (Leve)
Ketleyn Quadros – Bronze (Leve)
Tiago Camilo – Bronze (Meio-médio)
Felipe Kitadai – Bronze (Ligeiro)
Sarah Menezes − Ouro (Ligeiro)
Mayra Aguiar- Bronze (Meio Pesado)
Rafael Silva- Bronze (Pesado)


Boxe
Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãosdescobertas eram freqüentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!