educação fisica

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Aula 05- a religião como sistema de representação
Max Muller, um filosofo alemão que com ele surgiu a teoria sobre a origem da religião,Muller pensava que a religião partia de uma experiência concreta,e os humanos sempre tiveram um certo conhecimento com o divino ou uma idéia do infinito. Ele chegou na conclusão de que a noite, o sol, a lua, o fogo e etc. Seria por conta dos fenômenos danatureza. Ele diz que esses fenômenos não são considerados como deuses, mas sim como um símbolo pra a divindade
Para Tylor, a origem de religião vem da idéia de alma, que dessa idéia passou a ser espírito q se tornou algo oculto, e com o passar do tempo houve a multiplicação para vários espíritos, onde um desses espíritos se sobressaiu melhor que os outros e assim a criação do ser supremo. Para Tyloressa idéia de alma, se tornou concreta, por causa de alguns fenômenos que os seres humanos viam depois de um tempo desapareciam e logo em seguia tornava-se visível, isso acontecia com o próprio ser humano foi ai que chegou a conclusão de um duplo ser, que depois foi chamado de “alma” os humanos primitivos, pensavam que quando as pessoas morriam, suas almas teriam vida própria e independente, e soiriam se tornar espíritos aqueles antepassados mais importantes, onde iriam poder influenciar na vida dos vivos. Chegou na conclusão de que entre vários espíritos de cada tribo, teria um que seria superior daí denominado “panteão” que seria o ser supremo.
Para Frezer a religião se explica pela magia, que é uma forma de ciência onde não se conhece as leis da natureza, mas mesmo assim quer fazeralgo, com isso ira melhorar a vida cotidiana. Existe então dois tipos de magia, a magia analógica onde”o semelhante produz o semelhante” e a magia contagiosa, “as coisas que estão em contato ou que chegaram a ter uma vez contato entre si continuam a agir também à distância”. Frezer fez uma associação entre magia e religião, a magia seria algo da natureza diretamente pelo humano e a religião umadivindade apartir do crente, falava também que a magia seria um processo evolutivo da humanidade, depois criada a religião e em seguida as explicações cientificas. Ele diz que o ato mágico, as exibições de mágicas, não é preciso ter nenhuma reflexão ou algo para chamar de Deus, já a religião seria considerada como o fracasso da magia, onde o mundo estaria sujeito as leis mais altas que o humano poderiaimpor.
Durkheim via a religião por dois lados, um lado que ele ligava a teologia, onde explicavam pelas coisas sobrenaturais e outra pelo lado materialistas-racionalistas, onde explicava pelo sentidos e imaginação. Para ele a sociedade é anterior ao individuo, onde cada sociedade irá criar sua própria cultural, seus hábitos, ele fala que é a sociedade que cria nossos papeis e identidade, igualele usa o exemplo de quando a pessoa se torna um monge, a sociedade que passou aquilo para essa pessoa a forma de como deve ser, para ele a sociedade que cria a religião pq como ela cria a ciências, artes e tudo mais é fácil criar também a religião. Durkheim fez varias pesquisas em comunidades aborígenes e chegou a conclusão que cada sociedade cria sua religião em torno do seu próprio horizonte,para explicar isso melhor ele aderiu o método do “toteismo” um totem de animal ou planta, onde pessoas acreditam ser sagrado tornando uma marca para aquele grupo, ele viu nessas comunidade que cada uma tinha sua imagem totêmica e que ali acreditavam no que era sagrado. Assim afirma que essa coisa de totem é uma representação onde a expressa leis, ritos, imagens fazendo com que a sociedade viva porela.
Geertz analisa a religião como sistema cultura e o sagrado como símbolos, como a religião seria abordada por sistema de cultura isso seria a junção de símbolos onde a as pessoas iriam seguir. Ethos é a pratica de um grupo onde ira mostrar uma vida totalmente adaptável das coisas, que o mundo descreve.
Para Rudolf Otto sagrado é tudo aquilo que não é racional. Fala que o divino e o sagrado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!