Educação fisica

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE SANTA MARIA DA FEIRA Professor: Tiago
Danças Africanas

http://3.bp.blogspot.com/_HG_IVMQFW5U/TOvWrXb9IqI/AAAAAAAAABM/Tg1FBI-jvnk/s1600/kuduro.jpg

Trabalho realizado por : Oclério Xavier Nº16

Índice

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------- 1Dança---------------------------------------------------------------------------------------------------- 2

Tipos de dança---------------------------------------------------------------------------------------- 3

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------------- 10

Introdução
Neste trabalho só vou falar de algumas danças Africanas porque a maior parte não tem a informação suficientedisponivel. Ao descrever aqui alguns tipos de dança, que irá dominar o meu trabalho de danças africanas, vou falar mais das danças Angolanas.

Dança
Origem

A dança surgiu praticamente junto com a humanidade, tendo, no princípio, um aspecto mágico, quase irracional, e constituindo-se como uma forma de contato com o sobrenatural. A dança evoluiu, posteriormente para rituais religiosos, que aindamantinham o aspecto mágico. Por fim, na Grécia antiga, deixou de ser somente utilizada com fins religiosos, sendo incorporada também às tragédias gregas.

Sobre a dança
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).
Adança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como “Dança em Trânsito” .

Entre muitas danças Africanas,estas são aquelas que se destacam mais:
Kizomba
É uma terminologia Angolana da expressão linguística Kimbundo que significa”festa”. A expressão Kizomba, como dança nasceu em Angola nos anos 80 em Luanda, após as grandes influências musicais dos Zouks, e com a introdução das caixas rítmicas drum-machine, depois com os grandes concursos que invadiram Angola, desde aí essa expressão se ouviu emanteve-se, passando pelo Cavalinho, e o kizomba corrida, também nesta época apareceram as kizombas acrobáticas dançada por dois rapazes, mas também é de salientar que as grandes farras entre amigos nos anos 50/70 eram chamadas “Kizombadas" porque nesta altura não existia kizomba como expressão bailada e nem musical. Voltando aos anos 50/60 em Angola já se dançava a o Semba, Maringa, Kabetula,Kazukuta, Caduque que deu origem origem a Rebita e outros estilos musicais tipicamente de Angola, mas também outros estilos provenientes de outros continentes, influenciaram música, e a dança, como o Tango, a Plena o Merengue etc., estes eram dançadas nas grandes farras já ao nosso estilo.Estes estilos de dança outrora eram chamadas danças da " Umbigada" ou danças do " umbigo" só para lembrar que algunsdesses estilos têm influências de uma dança portuguesa que se chama " Lundum" que também era dançada a pares, mas que foi proibida de ser dançada porque era considerada dança erótica. Já naquela altura com esses estilos já se fazia nomes nos bailes porque existiam grandes bailadores que também deram uma grande ênfase ao levar estas danças aos bailes, nomes como Mateus Pele do Zangado, João Cometa,e Joana Perna Mbunco, Jack Rumba eram os mais apontados porque estes ao dançarem escreviam no chão, as passadas eram notórias nos seus estilos de exibição ao ritmo do Semba. As passadas como o corridinho a meia-lua e as saídas laterais eram as mais usadas pelos cavalheiros.1- Farras (festas) 2- Kizombadas (grandes festas)3- Lundum dança da umbigada (portuguesa proibida na época) 4- Coordenação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!