Educação fisica

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Dinâmica da Vida
sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULOS 1 E 2
 Alunos: Camila Albuquerque
              Ewerton Silva
              Laryssa Grazyelle
CAPÍTULO 01
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA.
O livro aborda o tema didático no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamental importância do ato de ensinar na formaçãohumana para vivermos em sociedade. Neste capítulo, serão abordados:
         Prática educativa e sociedade;
          Educação, instrução e ensino;
          Educação escolar, pedagogia e didática;
          A didática e a formação profissional do professor.
PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE.
Os professores são importantes para o processo educativo, sendo peças principais para a formação dasgerações e para os padrões de sociedade que buscamos. Neste tema o autor situa a educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. A educação podeser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não-formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras.
O autor também relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes.Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade. O autor considera tais influencias como fatores fundamentais das desigualdades entre os homens, sendo um traço fundamental desta sociedade. Colocam as ideologias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social. Ele afirma que escola éo local de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar, pois é nela que poderá expor suas ideologias e assim passar a diante seus ideais.
EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E ENSINO.
Neste texto o autor destaca três palavras chaves, suas diferenças e ligações. A educação pode ser descrita de várias maneiras: formação de qualidades humanas; orientação da atividade humana na suarelação com o meio social. Já a instrução está relacionada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos. O ensino por sua vez é conceituado aqui como as ações, meios, condições para que aconteça a instrução. Observa-se então que se pode instruir sem educar, e educar sem instruir; conhecer os conteúdos de uma matéria não leva necessariamentepraticá-los, pois o objetivo educativo não é um resultado natural e colateral do ensino. Cumpre acentuar, entretanto, que o ensino é o principal meio e fator da educação.
EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA.
A educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maiordos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma, diz que a Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos oensino e instrução. Ainda coloca a importância da sociologia da educação, psicologia da educação nestes processos de relação aluno-professor.
A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR.
Determina o autor, que as duas dimensões da formação profissional do professor para o trabalho didático em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!