Educação fisica tecnicista

Páginas: 10 (2306 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
Educação Física: Sobre o Modo Tecnicista de Pensar
Por: Gilbert Coutinho Costa
IX EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.
Algumas perguntas nos vêem quando observamos um professor de Educação Física determinando que os alunos corram em volta do pátio ou da quadra, repitam movimentos ginásticos, dêem toques de voleibol na parede ou façam arremessos à cesta: por que e para queos alunos têm que fazer isto? Qual o significado disto para o aluno? Isto é Educação Física? Isto é educação? É comum ouvirmos que, em nome de uma certa "ética profissional", não podemos interpelar o colega de trabalho sob a pena de estarmos sendo antiético. Preferimos receber esta sentença, a ser cúmplice de algumas coisas que são feitas com e em nome da Educação Física. A origem híbrida daEducação Física, iniciando pelas instituições militares, passando pela fundamentação das ciências biomédicas e manifestando-se, sobretudo, através do desporto, fez desta prática uma das mais tecnicistas no contexto escolar. Isto se deveu a sobreposição das tendências ao longo da história que, a partir do higienismo do século XIX que foi incorporado pela tendência militarista nos anos trinta e quarenta(para desenvolver o vigor físico é preciso ter saúde) e ambas foram absorvidas pela tendência competitivista que, segundo Ghiraldelli Júnior (1988) instalou-se no Brasil a partir de 1965, seguindo a mesma lógica (para alcançar o desejado sucesso esportivo é necessário ter saúde e disciplina).

A tendência competitivista (1965-1984) colocou o desporto como diretriz da Educação Física Escolar noBrasil, devendo esta pautar seus objetivos, conteúdos e avaliações no desenvolvimento da aptidão física, da técnica e do rendimento desportivo. Com isso, a prática esportiva que seria um meio de educação pelo movimento acabou transformando-se num fim em si mesmo na medida em que deixou de cumprir o seu papel educativo para assumir os objetivos do esporte de rendimento. Desta forma, a aula de EducaçãoFísica virou sessão de treinamento desportivo, a escola virou um clube, o professor um treinador e o aluno um atleta. Neste sentido, é Oliveira quem nos ajuda a desmistificar este estigma:

"Não pretendemos excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física. Nem o desenvolvimento de habilidades motoras por intermédio dos jogos e esportes. Correríamos o risco dedescaracterizar a profissão. O fundamental é que se compreenda que essas atividades são meios e não fins" (1994: p.89).

Em que sentido o conteúdo desportivo das aulas de Educação Física, utilizado como um fim em si mesmo, contribuiria para a superação da condição explorada e dominada da clientela que freqüenta a escola, sobretudo da escola pública? As regras desportivas exigidas nessas aulas, porserem padronizadas internacionalmente, não permitem que sejam discutidas e questionadas; apenas respeitadas e obedecidas. Neste sentido, é literalmente a educação para o conformismo, pois um comportamento não conformado, nesta concepção elitista e dominante da Educação Física, não leva a modificações no esporte, mas à exclusão dele. Por isso Bracht afirmou que "a criança que pratica esporte respeitaas regras do jogo... capitalista" (In Oliveira,1987: p.180).

Embora Betti (1991) tenha chamado a atenção para que as características essenciais do esporte como rendimento, hierarquização, codificação etc, sejam a mesma em toda parte, mesmo em paises não-capitalistas, a crítica de Bracht alerta até mesmo os professores bem intencionados que justificam o esporte como um fator de socialização,que isto não é um processo neutro: da forma desvirtuada como foi implantado na escola, o esporte desenvolve a obediência sem consciência, pois para participar do jogo é preciso se submeter às suas regras, respeitando-as e obedecendo-as; caso contrário haverá exclusão do desviante. As regras oficiais, ensinadas e exigidas neste modelo de Educação Física tecnicista e competitivista, levam o aluno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O modelo tecnicista de educação
  • atividade física e educação física
  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!