Educação fisica para deficientes visuais

Páginas: 10 (2261 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2012
Faculdade Araguaia
Felipe Cardoso Neto








EDUCAÇÃO FISICA PARA
DEFICIENTES VISUAIS








GOIANIA-GOIAS
OUTUBRO/2012











“Muitas pessoas pensam que estão a pensar quando estão apenas a re-arrumar os seus preconceitos.”
William James











INDICE




1. JUSTIFICATIVA................ PAG 04
2. INTRODUÇÃO................... PAG05
3. DESENVOLVIMENTO....... PAG 06
4. CONCLUSÃO..................... PAG 13
5. BIBLIOGRAFIA................. PAG 14













JUSTIFICATIVA





Muito se diz em Educação Física para deficientes visuais, porem muito pouco se faz por essa parte da sociedade então atrás deste projeto tento mostrar que é possível sim aplicar a Educação Física de formaeficiente e sem muitos obstáculos dependendo exclusivamente da boa vontade do Educador, visando não apenas o simples fato de fazer com que essa classe se exercite mas também com tudo isso mostrar que os direito são iguais basta apenas ter coragem de faze-los ser.










INTRODUÇÃO




EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
As atividades físicas mais indicadas para os alunos comdeficiência visual são semelhantes àquelas aconselháveis para os alunos que enxergam. Em qualquer classe existem variações no grau de habilidade dos alunos. Um professor que sabe adaptar a aula dentro dos limites superior e inferior das capacidades dos alunos, será também capaz de integrar as crianças com deficiências visuais. Instruções individualizadas e concretizadas podem ajudar o aluno a vencerseus limites.
Por exemplo, saltar à corda não exige adaptação: os alunos deficientes visuais podem ouvir o barulho da corda batendo no chão. Uma falta (de batida) seria ouvida como uma interrupção do ritmo. Eles podem também saltar à corda, sozinhos, por ser uma atividade intrinsecamente ritmada e que não exige deslocamento. De fato, uma estratégia útil, quando se ensina crianças que enxergam asaltar à corda, é pedir que fechem os olhos para se concentrar no ritmo, sem se deixarem distrair pelos movimentos da corda.







DESENVOLVIMENTO

Metodologia para o Ensino da Educação Física
aos Alunos com Deficiência Visual
Organização e constância são elementos essenciais em relação ao equipamento. Por exemplo, antes de uma aula de Educação Física será preciso orientaros alunos, com deficiência visual, a respeito da locomoção, do equipamento, e depois disso evitar mudanças de lugar sem avisá-los. Seguindo esta sugestão, em todas as aulas de Educação Física, os alunos com deficiência visual serão capazes de se movimentar, independentemente e sem receio, no ginásio ou no campo.
Se houver um aluno com deficiência visual assistindo a um jogo, deverá serdesignado um “locutor” que fique a seu lado e lhe descreva o desenrolar do jogo.
Ao ensinar Educação Física a alunos com deficiência visual, siga estas linhas de ação para modificar as experiências de aprendizagem:

1 - SELECIONAR UMA ATIVIDADE QUE NÃO NECESSITE DE MODIFICAÇÕES
Uma pessoa, com pouca ou nenhuma visão, pode participar de muitas atividades e desportos semmodificações: Hipismo, no hipismo muita das vezes não necessita nem de um condutor para o cavalo pois pode-se ser praticado em um espaço aberto e de preferencia que seja redondo como um curral de treinamento pois ali o deficiente poderá se locomover sozinho com segurança.
Um professor criativo será capaz de incluir os deficientes visuais numa ampla variedade de atividades, desde queraciocine do ponto de vista da cegueira.


2 - MODIFICAR AS REGRAS DA ATIVIDADE
Muitos desportos foram modificados em função dos participantes com deficiência visual. Pequenas modificações, que não alteram a natureza do desporto, são as mais aconselháveis. Por exemplo: para compensar as dificuldades de orientação e mobilidade no jogo de futebol e de beisebol utiliza-se uma bola com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula educação física com adaptação para deficientes visuais
  • Fisica para deficientes visuais
  • educação do deficiente visual
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DE DEFICIENTES VISUAIS
  • Inclusão do Deficiente Visual na Educação Infantil
  • educaçao fisica para deficientes
  • Educaçao fisica para deficientes fisicos
  • Educação física para deficientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!