Educação Fisica de Corpo Inteiro

Páginas: 25 (6210 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014


EDUCAÇÃO FÍSICA DE CORPO INTEIRO1


1. Pedagogia do movimento na escola de primeira infância - Um nome inadequado
A primeira infância e um período da vida onde se pode viver muito intensamente. A pré- escola e um lugar que, pelo nome, deve preparar crianças para o processo de formação delineado pelo sistema escolar.
Portanto, nos reportar a este nível de ensino, para quem gosta deensinar é imaginar a atitude de um pai que, todo orgulhoso pergunta ao filho o que ele vai ser quando crescer. Aí, a criança responde que vai ser medico. Outro é a percepção de um pai que tem um filho leucêmico, que ao observá-lo lhe diz: se tudo correr bem iremos ao jardim zoológico no próximo domingo.
Assim, pensar na criança, na infância, na pré-escola é o mesmo que fazer perguntas sobre ofuturo. Um futuro imediato pelas condições circundantes ou a longo prazo, pelos ideais preconizados pela sociedade.
Contudo, o que se percebe na sociedade moderna é uma percepção da família no sentido utilitário da pré-escola como cuidar. Cuidado este negado pela família pelo processo de expropriação da mão de obra no mundo do trabalho. Neste viés, pelo olhar da família distancia o conceito de que apré-escola além de cuidar também tem o interesse de educar.
Neste contexto, o papel da Educação Física, na educação infantil é o desenvolvimento motor. Porém, as vezes, desconsidera-se aspectos fundamentais desse desenvolvimento como o cultural e o social.
Parece que as analises pautam-se muito mais por aquilo que se supõe existir internamente em cada individuo do que, por aquilo que lhe falta, eexterior a ele. Assim, não acredito ou reconheço a existência de padrões de movimento dentro do processo de escolarização neste nível de ensino.
1.1 Uma viagem chamada vida
O autor traduz a vida como uma viagem. Esta viagem se materializa desde o momento que se está no útero da mãe, que é quente, escuro e perfeito. Ao sair, encontra-se um mundo diferente, estranho. Dos movimentos automáticospassa-se aos movimentos necessários para manter-se na sobrevivência. Isto é percebido no sugar o oxigênio e leite materno no peito da mãe ou mamadeira.
Para suprir as necessidades da nova viagem/vida outras necessidades emergem como a comunicação. A fala é uma dessas tentativas, porém, ela também pode ser considerada uma ação física que pode interromper e influenciar nas ações físicas de outraspessoas. Outra é a cognição que é responsável pela adaptação e transformações dos indivíduos no mundo e por fim, tem-se ainda as questões afetivas, sociais e sexuais.
Com o surgimento da linguagem nasce um novo mundo. Um mundo sem fronteiras e ligado ao imaginário, aos sonhos e fantasias, aos projetos e pensamentos. Este exercício leva o corpo ao movimento e aí, a descoberta de outrosmovimentos, ou seja, dos arcaicos aos intencionais.
No mundo da fantasia a criança penetra num mundo extremamente diferente do mundo dos adultos, é o mundo do faz-de-conta. Aqui, o corpo precisa aprender a pensar e representar a imagem fantasiada no mundo do faz-de-conta. A pré-escola, por sua vez, precisa ensinar e aprender a pensar a partir das necessidades da fantasia.
O brinquedo simbólico leva acriança a ter acesso a representação mental de suas ações. Mesmo diante de pessoas que não gostam quando dizemos que crianças muito novas não pensam, mas, através de imagens a sua inteligência se vincula às ações motoras e sensações, isso é o que se chama de inteligência sensório-motora.
Essa importante conquista possibilita, portanto, que a criança comece a imaginar, a refletir, a raciocinar, eisto lhe confere a aquisição de um saber fazer físico ou mental, então, um novo poder ao qual se posta em ação, e acompanhado de um prazer que estimula seu exercício. Um exemplo, o jogo dos opostos. Este jogo é um tipo de brinquedo simbólico que tem muito a ver com atividade corporal de representação mental
A gente sabe que uma das maiores exigências que a escola impõe as crianças e a obediência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação de corpo inteiro
  • Educação e corpo inteiro
  • Educação e Corpo Inteiro
  • Educação de corpo inteiro
  • Fichamento
  • Educação de corpo inteiro
  • Resumo do livro Educação de corpo inteiro
  • RESUMO POR CAPITULO EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!