Educação financeira

Páginas: 11 (2643 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão bibliográfica e documental sobre a Educação Financeira que analisa, organiza e sugere propostas para a aplicação do tema em diversos cursos através de temas transversais. A pesquisa foca além de autores da educação financeira e da educação, documentos e legislações do governo federal, como a Lei de Diretrizes Bases para a Educação, a LDB e o Código deDefesa do Consumidor, o CDC; bem como artigos, periódicos, jornais e revistas que abordam a Educação Financeira no Brasil e no exterior.


DESENVOLVIMENTO

Educação Financeira: Abordagem Geral. Segundo a OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Educação Financeira é o processo pelo qual os indivíduos e a sociedade melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos sobreos produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação clara possam desenvolver os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos, e, então poderem fazer escolhas bem informadas. Para Theodoro (2007), a Educação Financeira tem um sentido ainda mais amplo, pois consiste na arte de gerenciar seus recursosescolhendo o que é mais ou menos necessário em cada fase da vida, sempre na busca de uma melhor qualidade de vida para si mesmo e para a sociedade.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Brasil, 1990), é dever de o Estado proporcionar a Educação Financeira através de órgão específico, como o IDEC, o Instituto de Defesa do Consumidor, por exemplo. O Brasil recentemente vem adotando estaprática, e com ajuda das instituições financeira como o Banco Central do Brasil, BACEN e a Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, promovem a educação financeira de diversas formas pelo país, inclusive nas escolas e faculdades. Ainda à luz do Código de Defesa do Consumidor tem-se, entre os direitos básicos do consumidor, a educação e divulgação sobre o consumo adequado, bem como a proteçãocontra a publicidade enganosa e abusiva. O mesmo código trata ainda sobre a educação a informação de consumidores e fornecedores, sobre os seus próprios direitos e deveres, visando à melhoria da qualidade do consumo.

A necessidade da Educação Financeira fica evidente ao se analisar dados como a Pesquisa de Orçamento Familiar – POF 2008-2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, oIBGE, onde mostra que 68,4% das famílias Brasileiras, têm despesas maiores que suas receitas. Os outros 32,6% das famílias estão praticamente no limiar entre as receitas e as despesas. Esta mesma pesquisa evidencia a falta da cultura do investimento por parte do Brasileiro, visto que apenas 1,6% da renda das famílias provêm de outras fontes diferentes de trabalho, transferência de renda e rendimentonão monetário.

Tabela 1: As despesas e os rendimentos totais das famílias.



Com relação aos jovens entre 18 e 25 anos, segundo o Instituto de Economia Gastão Vidigal, cerca de 2,4 milhões estão endividados no país, números este que, conforme mesmo Instituto, cresceu 9% em 2009. Vê-se, portando, a urgência em ações que instruam estes jovens com relação ao controle de suas finanças.

AEDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA

Ao se analisar propostas, como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN´s, constata-se a preocupação com a formação do cidadão e a contextualização dos conteúdos, bem como a importância em se resolver problemas do cotidiano. Nesse cenário os PCNs trazem em seus temas transversais, uma gama de possibilidades de se trabalhar em sala com informaçõescotidianas e extremamente importantes para a formação do indivíduo, dentre elas destaca-se a educação para o consumo. Fazendo uma analogia com o ensino superior, os PCN´s poderiam ser comparados à Proposta Pedagógica do curso, onde o aluno deveria desenvolver a competência de gerenciar suas próprias finanças.

[...] com a criação permanente de novas necessidades transformando bens supérfluos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação financeira
  • Educação financeira
  • Educação financeira
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA
  • educaçao financeira
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA
  • Educação Financeira
  • Educação Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!