Educação feminina no brasil

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL

A mulher como um ser desprovido de capacidade em consonância com os papéis a elas destinados no futuro, na sociedade. A historia tradicional descreve a mulherbrasileira, sobretudo a mulher branca, como esposa obediente, reclusa e passiva. E os define como a mulher à natureza e o homem à cultura, negando à primeira visibilidade na história, uma vez que seustatus é derivado de seu estágio no ciclo da vida, de suas funções biológicas. Entretanto nem sempre as mulheres foram retratadas como "passivas". Estudos recentes procuram romper com os estereótipos dareclusão e submissão consagrados pela tradição histórica.
A história de mulheres rebeldes e autônomas, certamente uma minoria, que em um primeiro momento não tiveram força suficiente paratransformar sua forma de ver e viver o mundo em uma tendência dominante. Mesmo quando as mulheres foram retratadas como ativas e rebeldes, um fenômeno social que colocasse efetivamente em questão a visãotradicional de ser mulher.
O que se observa mais claramente é que a mulher era vista de maneira passível e sem controle de sua própria vida tornando se esta como necessária a uma reorganizaçãosocial ao convívio, as mulheres saíam da emisfera privada para a emisfera pública, gerando por vez contradições que possibilitam alterar a realidade em seu processo de construção social. Porcoexistirem no mesmo espaço social mulheres submissas e mulheres rebeldes, a construção da figura feminina moderna se dará a partir de uma multiplicidade de papéis e significações atribuídas, assumidas ebarganhadas entre homens, mulheres e instituições sociais. Como se pode observar, a mulher ocupou papéis tanto de submissão e obediência, como de rebeldia e autonomia. Nesse movimento, a visão modernapara a qual a mulher é tida como ativa e rebelde, se contrapõe à visão tradicional de submissão e obediência, redundando dessa forma, em uma polarização de imagens e de enfoques teóricos.
Tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL
  • A prática esportiva feminina no brasil
  • A literatura negra feminina no brasil
  • A prostituição feminina no brasil
  • educação feminina no século xviii
  • A questão feminina no brasil
  • EXCLUSIVIDADE FEMININA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Brasil sem educação é brasil sem oportunidade !

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!