Educação Física

Páginas: 14 (3369 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
EDUCAÇÃO FISICA: CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
Cícero Adriano de Melo Elias1

Resumo:Os projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais.Estetrabalho tem por objetivo mostrar a influencia que os projetos sociais tem na formação das crianças a partir de alguns estudos sobre os projetos sociais esportivos e da investigação realizada na área de educação física.Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de esporte, este estudo bibliográfico teve como perspectiva,investigar, compreender o processo de inclusão de crianças. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.

Palavras-Chave: Educação física,projetos sociais. crianças.

PHYSICALEDUCATION: CONTRIBUTIONSOFSOCIAL PROJECTSINSPORTSTRAININGOF CHILDREN
Abstract: Thesocial projects, helps developthe child asa social being, linking education, culture and sport. Thereforeit becomes necessarydevelopmentofhuman skillsin parallel andin conjunctionprimarily witheducational institutions. This workaims to showthe influencethat social projectsisthe formation of childrenfromsome studies onsocial projectsandsportsresearchconductedin the areaof physicaleducation.Consideringthere issocial relevanceofunderstand howthe process ofinclusion of childrenin socialsports, this bibliographical studywas toprospect, explore, understand the process ofinclusion of children. These helps in the understanding of social inclusion as a process and not institutional but social, where family, society, school projects and getbetter resultsifworkedtogether.

Keywords: Physicaleducation, social projects. Child.

1 – Introdução
Esse estudo surgiu com a necessidade de compreender qual a importância dos projetos sociais esportivos na vida das crianças, pois é de grande importância sabermos o que realmente acontece de importante para a vida das crianças, são incontáveis os projetos sociais existentes hoje no Brasil, patrocinados por instituições governamentais, empresasprivadas, organizações não-governamentais ( ou organizações da sociedade civil visando atingir crianças e jovens, em especial aqueles das camadas mais pobres da população, algumas vezes classificados como “jovens em situação de risco social.
“Afastar os meninos do mundo do crime, tirá-los da rua, livrá-los da
violência – estas têm sido as justificativas usadas pelos projetos
sociais voltados paraos jovens das comunidades pobres. Todos
pretendem ocupá-los com atividades educativas, esportivas,
culturais e de formação para o trabalho. Acreditam que o espaço
deixado pela carência de atividades possa ser ocupado pelo crime
ou pelo ócio. São várias as entidades espalhadas pelo país cuja
intenção é tirar moças e rapazes de situação de risco.” (Gonçalves,
2003: p. 172).
Tendo emvista isso os projetos sociais em sua grande maioria tenta mostrar a sociedade que as crianças estão ocupando seu tempo com algo, mais não leva em consideração os objetivos propostos as avaliações de como esta sendo aplicado esse tal projeto.
2 - Metodologia
Nossa metodologia é bibliográfica, a qual nos proporcionou uma visão contextualizada do tema por nós escolhido, ampliando assim o estudosobre o pesquisado, reestruturando ideias e enfatizando o que se estabelecem sobre projetos sociais esportivos na formação das crianças.
Utilizamos como estratégia um estudo mais aprofundado sobre: os projetos sociais esportivos formação das crianças e educação física.
Enfatizamos inúmeros momentos de leitura, pesquisa bibliográfica inerente ao assunto citado
O presente artigo aqui citado foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!