Educação física

Páginas: 14 (3402 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
TESTE DE PROFICIÊNCIA MOTORA DE BRUININKS-OSERETSKY
(FORMA REDUZIDA)
ITEM 1: CORRIDA DE AGILIDADE– Agilidade

ITEM 2: PERMANECER COM O MEMBRO INFERIORPREFERIDO SOBRE A TRAVE - EQUILÍBRIOESTÁTICO (UNIPEDAL).
ITEM 3: CAMINHAR PARA A FRENTE SOBRE ATRAVE, TOCANDO COM O CALCANHAR DO PÉ DAFRENTE NA PONTA DO PÉ DE TRÁS - EQUILÍBRIODINÂMICO.

ITEM 4: BATIMENTO DOS PÉS ENQUANTO REALIZACÍRCULOS COMOS DESDOS
ITEM 5: SALTO COM BATIMENTO DE PALMAS
ITEM 6: SALTO EM COMPRIMENTO

ITEM 7:RECEPÇÃO BIMANUAL
ITEM 8:LANÇAR UMA BOLA AO ALVO COM A MÃOPREFERIDA

ITEM 9:RAPIDEZ DE RESPOSTA– Rapidez de reação

ITEM 10:DESENHAR UMA LINHA RETA
ITEM 11:CÓPIA DO CÍRCULO
ITEM 12:COPIAR FIGURAS SOBREPOSTAS

ITEM 13: DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS
ITEM 14: MARCAR PONTOS EM CÍRCULOS

ITEM 1: CORRIDA DEAGILIDADE.

(sub teste 1, item 1)
 Equipamento: um bloco de matéria plástica, fita métrica e fita colante.
O indivíduo deve correr até ao limite do percurso, apanhar o bloco e voltar a correr até à linha de partida/chegada. Duas tentativas. Orientações gerais: 1- O indivíduo deve utilizar sapatos de sola de borracha. 2 - A administração do teste deve ser realizada numa área que não sejaescorregadia. Assim pode ser evitado o risco de qualquer acidente (recomenda-se a utilização de uma superfície de madeira ou asfalto). 3- Preparar o percurso de corrida como mostra a figura 1.
Fig. 1
As linhas devem ser medidas com fita métrica. a) Para marcar a linha de partida/chegada deve colocar-se no chão uma fita adesiva com 91 cm; b) Colocando o início da fita métrica no centro da anteriormarcação, marcando também com fita colante a linha de tempo. Esta linha deverá ser paralela à linha anterior e distar dela 15 cm; c) A uma distância de 13,7 metros desta última marcação, marcar paralelamente, a linha limite do percurso. Esta linha deve ter o comprimento de 91 cm; d) Colocar o bloco sobre a linha do percurso.

ITEM 2: PERMANECER COM O MEMBRO INFERIOR PREFERIDO SOBRE A TRAVE - EQUILÍBRIOESTÁTICO (UNIPEDAL).
(sub teste 2,item 2)
 
Equipamento: uma trave e um alvo colocado ao nível da cabeça do indivíduo
Fig. 2

O indivíduo permanece com o membro inferior dominante sobre a trave, olhando para o alvo, com as mãos sobre as ancase.com a outra perna em elevação, para que fique paralela ao chão, como mostra a figura 2.O indivíduo deverá manter a posição durante 10 segundos paraatingir a classificação máxima.Após 10 segundos, diz-se ao indivíduo para terminar.Interromper a tentativa e registrar o tempo inferior a 10 segundos, se o indivíduo:a) Baixar a perna em elevação e tocar no chão;b) Baixar a perna abaixo de um ângulo de 450 após o aviso, tal como mostra afigura 2.c) Rodar a perna em elevação, de forma a colocar o pé atrás e/ou encostado na zona posterior do joelho daperna de apoio (tal como indica a fig.2 - incorreta).d) Deslocar o pé de apoio do sítio.

ITEM 3: CAMINHAR PARA A FRENTE SOBRE A TRAVE,TOCANDO COM O CALCANHAR DO PÉ DA FRENTE NA PONTADO PÉ DE TRÁS - EQUILÍBRIO DINÂMICO.
(sub teste 2, item 7)
Equipamento: uma trave.
O indivíduo caminha em frente sobre a trave, apoiando o pé do calcanhar aos dedos, com as mãos sobre as ancas. O indivíduodeverá executar seis passos consecutivos corretamente, para realizar a classificação máxima. Tentativas:duas. Administrar uma segunda tentativa somente quando o indivíduo não atingira classificação máxima na primeira tentativa Se o indivíduo colocar completamente um ou ambos os pés fora da trave antes de realizar os seis passos, interrompe-se a tentativa e registra o número de passos corretos eincorretos. Usar "I "para os passos correto e "O" para os passos incorretos, por exemplo, I-I-O-I-I-O, é igual a um resultado de 4.
Fig. 3

 
ITEM 4: BATIMENTO DOS PÉS ENQUANTO REALIZA CÍRCULOSCOM OS DESDOS – COORDENAÇÃO BILATERAL.
(sub teste 3, item 1)

Equipamento: duas cadeiras e um cronometro.
Fig. 4
Colocar duas cadeiras, uma em frente da outra. O indivíduo deve apresentassem frente ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!