Educação Física e seus contextos históricos

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 7 de julho de 2013
:: prática educativa - textos, artigos e reflexões

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Ana Lúcia Portella Staub


INTRODUÇÃO

O ensino visa aprendizagem. Schimitz a descreve como sendo "um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir". Alguns preferem definir aprendizagem como sendo a aquisição de novoscomportamentos. Existem hoje muitas teorias sobre a aprendizagem.
Uma teoria é uma tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento, uma maneira particular de ver as coisas, de resolver problemas.
Uma teoria de aprendizagem é, então, uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem (Moreira, 1999). O conceito de aprendizagem tem váriossignificados não compartilhados. Algumas definições incluem: condicionamento, aquisição de informação, mudança comportamental, uso do conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados e estruturas cognitivas e revisão de modelos mentais. Estes conceitos de aprendizagem e ensino são expressos em três principais enfoques teóricos: Comportamentalista, Cognitivista e Humanista.
Afamiliarização com as principais teorias de aprendizagem, salientando principalmente a influência das mesmas no processo ensino-aprendizagem, pode auxiliar na compreensão das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, identificando os fatores que para elas contribuem. Além disso, um melhor entendimento das teorias de aprendizagem pode contribuir com uma formação mais adequada de todos aquelesque participam do sistema educacional. É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel do professor nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.
Na aprendizagem escolar,existem os seguintes elementos centrais para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. Aaprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.
ENFOQUES TEÓRICOS À APRENDIZAGEM E AO ENSINO
ENFOQUE COMPORTAMENTALISTA - Jonh B. Watson (1878-1958) cunhou o termo behaviorimo para deixar claro que sua preocupação era com os aspectos observáveis do comportamento. O behaviorismo supõe queo comportamento inclui respostas que podem ser observadas e relacionadas com eventos que as precedem (estímulos) e as sucedem (conseqüências). São também chamadas teorias estímulo-resposta. Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndike, são os autores que mais se destacaram nesta linha de pensamento. O enfoque comportamentalista:
o Provê uma base para o estudo de manifestações que produzemmudanças comportamentais;
o Aprendiz é o ser que responde a estímulos fornecidos pelo ambiente externo;
o Limita-se ao estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis controlados por suas conseqüências;
o Não considera o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem;
o Aprendiz é visto como objeto.
ENFOQUE COGNITIVISTA - As teorias cognitivas tratam da cognição, decomo o indivíduo "conhece"; processa a informação, compreende e dá significados a ela. Dentre as teorias cognitivas de aprendizagem mais antigas, destacam-se a de Tolman, a da Gestalt e a de Lewin. As mais recentes e de bastante influência no processo instrucional são as de Bruner, Piaget, Vygotsky e Ausubel. O enfoque cognitivista:
o Encara a aprendizagem como um processo de armazenamento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recreação e lazer: apontamentos históricos no contexto da educação física
  • A educação no contexto histórico e atual
  • Educação no contexto histórico-filosófico
  • educação e seu contexto histórico
  • Educação no Contexto Histórico
  • Contexto da educação física escolar
  • educação física um resgate historico
  • O Contexto da Educação Física na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!