Educação física e meio ambiente

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
 Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2014.



Disciplina: Educação Física
Professor: Adejair
Aluna: Ana Beatriz Rocha
Turma: MAM241



Tema:
Domínios da qualidade de vida associados à percepção de saúde: (estudo com idosas de um programa de atividade física em bairros de baixa renda) em Curitiba

INTRODUÇÃO:
A população idosa vem aumentando no Brasil. Segundo o IBGE, a populaçãode indivíduos com 65 anos ou mais, que correspondia a 4,8% da população brasileira em 1991, chegou a 7,4% em 2010. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro também aumentou, atingindo em 2010 a média de 73,1 anos. Porém, o aumento da expectativa de vida pode não significar uma melhora na qualidade de vida, que é definida como “a percepção” da pessoa quanto à sua posição na vida levando emconta o meio em que vive e como vive. Este conceito engloba a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características do ambiente.
A OMS revela que a maior parte da carga de doenças, que existem em todos os países, acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham eenvelhecem. Esse conjunto de condições é chamado "determinantes sociais da saúde", um termo que resume os determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais da saúde. Mas as condições de renda do indivíduo interferem no modo de vida de uma forma.

MATERIAIS E MÉTODOS:
A pesquisa feita foi intitulada "Relação entre nível de atividade física, capacidade funcional e qualidade devida em idosas", realizado pelo Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte da Universidade Federal do Paraná. Seus integrantes previamente treinados entrevistaram 1806 idosas participantes do programa Idoso em Movimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Foram selecionadas para o estudo apenas idosas, devido ao número muito reduzido de homens participantes do programa.Para compor a amostra do presente estudo de caráter transversal foram selecionadas 450 idosas residentes nos três bairros classificados como de baixa renda, de acordo com as estimativas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. As nove regiões administrativas de Curitiba, a renda média do responsável familiar era inferior a 1.000 reais em apenas três regiões: Boqueirão,Pinheirinho e Bairro Novo. Portanto, as idosas usuárias dos centros de atendimento dessas regiões administrativas, avaliadas no levantamento principal, foram selecionadas para a amostra final do estudo.

INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS:
A coleta de dados foi realizada de fevereiro a julho de 2011. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas individualizadas com questionários, aplicados poravaliadores previamente treinados do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte da Universidade Federal do Paraná.
A Qualidade de Vida das idosas foi avaliada mediante a utilização do Whoqol-Bref, um instrumento com propriedades psicométricas satisfatórias (que está relacionada com a qualidade de vida). Este instrumento possui 26 itens, dois relacionados à qualidade de vida e saúde em geral, e os24 demais sendo categorizados em quatro domínios (Físico, Meio Ambiente, Relações Sociais e Psicológico).
Os domínios são compostos por questões, cujas pontuações das respostas variam entre 1 e 5. A partir disso, os escores finais de cada domínio foram calculados por uma sintaxe, com base nos critérios propostos pelo grupo. Os resultados variavam de 0 a 100 e quanto mais próximo de 100, maiorera a qualidade de vida.
A variável dependente deste estudo foi a percepção de saúde, avaliada por meio da seguinte questão: "De modo geral você diria que sua saúde é?". A idosa podia classificar sua saúde em uma escala Likert com pontos 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (nem boa, nem ruim), 4 (boa) e 5 (excelente). Idosas que reportaram os pontos 1 e 2 foram classificadas com uma percepção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente e a educação física
  • A física e o meio ambiente
  • Atividade Fisica e meio ambiente
  • Atividade fisica no meio ambiente
  • Física do Meio Ambiente
  • Física e meio ambiente
  • Meio ambiente e a atividade física
  • modulo de fisica e meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!